O que fazer se alguém utilizar o seu cartão de crédito?

Escrito por edriaan koening | Traduzido por débora faggioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer se alguém utilizar o seu cartão de crédito?
Você não tem que pagar por cobranças indevidas em seu cartão (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Uma pessoa não autorizada pode utilizar o seu cartão de crédito quando você fornece o número do mesmo a estranhos, o perde, alguém intercepta a sua correspondência ou quando o funcionário de uma empresa copia seus dados. Se isso acontecer, as leis e a política do Banco Central limitam o seu prejuízo nestas circunstâncias, assim você geralmente recupera o seu dinheiro.

Outras pessoas estão lendo

Chamando a empresa de cartão de crédito

Uma vez que você perceba que tem uma cobrança não autorizada em sua fatura de cartão de crédito, contate o emissor do cartão imediatamente para recuperar suas perdas. Você pode ligar para o emissor por telefone, mas o Escritório do Banco Central recomenda o fornecimento de uma notificação por escrito. A empresa do seu cartão de crédito deve ser contatada dentro de um prazo razoável após verificar as cobranças indevidas. Normalmente, a notificação deve ocorrer em 30 dias.

Responsabilidade

Se você notificar o emissor do seu cartão de crédito em até 30 dias, normalmente você só terá que pagar até R$ 100,00 pela utilização efetuada antes da notificação e não pagará por quaisquer outras realizadas após a notificação. Dependendo do emissor do seu cartão, você pode não ter que pagar os R$ 100,00 inclusive. Caso não consiga notificar o emissor em aproximadamente 30 dias, você terá que assumir a responsabilidade por todos os encargos incorridos não autorizados antes da notificação.

Investigação

Após o emissor do seu cartão receber o aviso, irá investigar o seu pedido, se você pode ser responsável pelas cobranças consideradas indevidas. Dependendo do operador de seu cartão, haverá uma comparação da transação com outras compras anteriores, verificação se o item comprado foi enviado para uma residência ou endereço comercial e comparação das assinaturas. Também poderá ser solicitado um boletim de ocorrência policial e outros documentos que possam comprovar a sua alegação. É possível que você tenha que apresentar uma declaração escrita sobre as cobranças indevidas e eventual informação sobre o usuário não autorizado do cartão. Quando o emissor terminar a investigação, você terá o direito de saber os resultados.

Protegendo o seu cartão de crédito

Se o emissor do cartão enviar-lhe um novo cartão após as cobranças indevidas, ative-o assim que conseguir. Você deve verificar se o seu navegador de Internet está em modo seguro antes de fornecer seus dados de cartão de crédito para uma compra online. Caso tenha um número de identificação pessoal, você deve memorizá-lo e nunca anotá-lo. Não forneça os seus dados de cartão de crédito por telefone a menos que tenha certeza que você está falando com o emissor financeiro ou um comerciante confiável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível