×
Loading ...

Algumas características de declarações de problemas de pesquisa científica

Atualizado em 17 abril, 2017

Você está interessado em estudar como os pais influenciam a autoestima de seus filhos. É possível formular um problema de pesquisa e realizar um estudo. A definição do problema de pesquisa descreve um problema específico formulado na forma de uma hipótese e emoldurado para liderar a investigação a uma conclusão específica. Comece com uma área ampla e estreite para uma área de interesse, em seguida, defina o escopo do que você quer estudar. Verifique se o seu problema de pesquisa segue características que descrevem problemas de pesquisa bem-sucedidos.

Pesquisas bem-sucedidas começam com problemas de pesquisa bem desenvolvidos (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Ideia

Todas os problemas de pesquisa começam com a introdução da ideia de que você está interessado em estudar. Se você estiver estudando o efeito do estilo parental sobre a autoestima das crianças, é aconselhável que você leia tudo o que puder sobre estilos parentais e o que já é conhecido sobre os efeitos que diferentes estilos têm na autoestima. Explique por que a ideia é importante, e que a auto-estima das crianças é importante para a formação de uma sociedade pró-social e que o estilo parental é um fator crucial para a construção da autoestima, por exemplo. Seu problema pode ser assim: "O objetivo deste estudo é avaliar qual dos quatro estilos parentais está associado a autoestima positiva nas crianças".

Loading...

Contexto

Existem dois tipos de problemas de pesquisa: as replicações e as obras originais. Uma bom problema de pesquisa irá indicar se o estudo é uma replicação do que foi feito antes, em um esforço para obter o mesmo resultado. O objetivo desse estudo é fornecer mais uma prova de que o que a primeira pesquisa encontrou é realmente verdadeiro. Se você estivesse reproduzindo um estudo sobre paternidade, por exemplo, você poderia afirmar: "O objetivo deste estudo é replicar o trabalho original de tal e tal autor, que estabeleceu que um estilo parental autoritário pode ser associado com mais autoestima positiva nas crianças". Se o seu estudo for um trabalho original, você não precisará afirmar que é, o que irá seguir após sua revisão de literatura, que precede a declaração do problema.

Escopo

A definição do problema de pesquisa deve ser usado para definir o escopo do estudo. Um dos problemas comuns com estudos de investigação é que algumas pessoas adicionam mais e mais perguntas e o trabalho nunca é terminado, ou não é eficaz. No exemplo de problema de pesquisa sobre parentalidade, o escopo é claro: a variável independente ou a variável que você não está manipulando é um dos quatro estilos parentais já utilizados. Você não está estudando pais que usam uma mistura de estilos, os efeitos de estilos parentais de familiares ou a influência de professores. A variável resultante, a autoestima, é também claramente definida. Ficará claro a partir do problema que você não estudará a autoconfiança, o desempenho acadêmico ou habilidades sociais, embora essas variáveis ​​possam todas estar relacionadas com a autoestima.

Âmbito da pesquisa

O âmbito do estudo é introduzido pela declaração do problema. No exemplo, o âmbito deve incluir uma medida de estilo parental que define claramente um dos quatro estilos e cada pai no estudo precisaria ser avaliado usando essa medida. Haveria também uma medida de autoestima de acordo com a qual toda criança seria classificada. A declaração do problema estabelece a base para a estrutura da análise estatística também. A análise deve envolver uma das medidas estatísticas de correlação. Por exemplo, você não está dizendo que estilo parental é a causa da autoestima de uma criança, só está dizendo que as variáveis são associadas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...