Mais
×

Algumas comidas podem provocar assaduras?

Atualizado em 16 fevereiro, 2017

As assaduras são dolorosas para os bebês e podem causar agitação e desconforto. O site "Medline Plus" relata que é comum que a criança venha a desenvolver uma assadura, se não for mantida limpa e seca. À medida que começa a introdução de alimentos sólidos, alguns deles também podem provocar assaduras, pois novos alimentos podem fazer com que as fezes do bebê mudem. Conhecer os alimentos que mais causam esse problema lhe ajudará a modificar a dieta do pequeno.

As assaduras podem deixar o bebê mais nervoso e desconfortável que o normal (moodboard/moodboard/Getty Images)

Tomates

O tomate é considerado um alimento ácido, o que aumenta a probabilidade do bebê desenvolver uma assadura. Se você ainda estiver amamentando, seu consumo de tomates e produtos à base do alimento, como molho de macarrão ou sopas, pode fazer com que o bebê asse, observa o site "Ask Dr. Sears". Se ele estiver comendo alimentos sólidos, poderá desenvolver uma assadura se ingerir uma grande quantidade de tomates ou alimentos à base deles. Se notar uma irritação, elimine os produtos de tomate, inclusive o ketchup, da dieta para ver se a erupção se cura e não retorna.

Tomates (Tay Jnr/Digital Vision/Getty Images)

Laranjas

As laranjas são outro alimento ácido que podem levar seu bebê a desenvolver uma assadura dolorosa. Se ele bebe sucos, papinhas ou pedaços de laranja, esses alimentos podem ser a causa da assadura, observam Wayne B. Jonas e Jennifer Jacobs no livro "Healing with Homeopathy: The Complete Guide" (em tradução livre: "A cura através da homeopatia -- O guia completo"). Eliminar o suco e os alimentos com laranjas pode ajudar as fezes a retornarem ao normal, assim a assadura poderá começar a se curar. Pode ser necessário restringir a ingestão de laranjas e outras frutas cítricas, como toranjas, limões e limas, para evitar que a assadura retorne, acrescentam Jonas e Jacobs.

Laranjas (8vFanI/iStock/Getty Images)

Pequenas frutas

Morangos, framboesas, mirtilos e amoras são alimentos ácidos que podem levar a uma assadura. O ácido nesses alimentos altera a composição das fezes do bebê, de modo que, quando ele as elimina, elas fazem com que o bumbum asse. Essas pequenas frutas costumam causar irritações quando introduzidas pela primeira vez na dieta do bebê, mas podem causá-las mesmo que ele já as tenha comido várias vezes. Certifique-se de trocar a fralda do pequeno assim que ele sujá-la, para reduzir as chances de ele desenvolver uma assadura. Restringir a ingestão de frutas também pode ajudar. A Universidade da Califórnia relata que as frutinhas não devem ser introduzidas na dieta do bebê até pelo menos nove meses de idade.

Pequenas frutas (Peter Close/iStock/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article