×
Loading ...

Por que algumas pessoas são covardes?

Atualizado em 17 abril, 2017

Covarde é um termo alternativo para comportamento passivo. Ao tentar entender esse comportamento, é preciso reconhecer que há diversos motivos pelos quais a pessoa fica sem coragem quando se torna adulta. Assim como os comportamentos agressivo e passivo-agressivo são métodos não saudáveis de comunicação, o comportamento passivo também é danoso. Quando a pessoa não tem coragem, ela não consegue se defender ou defender os outros. Esse não é o ideal em se tratando de preservar um senso forte de identidade.

A passividade tem diversas causas (Creatas/Creatas/Getty Images)

Temperamento

Alguns indivíduos nascem com um comportamento sereno e passivo, e é contra sua natureza ser franco e assertivo. Essas pessoas costumam ser introvertidas, tímidas e tranquilas. O temperamento não tem nenhuma relação com experiência de vida ou a forma como elas foram educadas. A assertividade pode ser desconfortável para pessoas passivas, e elas farão de tudo para tentar escapar de qualquer coisa que se pareça com um confronto. Os indivíduos com essa personalidade tendem a demonstrar a raiva de maneiras passivo-agressivas indiretas e disfarçadas.

Loading...

Passividade aprendida

Os indivíduos que cresceram em lares onde a liberdade de expressão e comportamentos assertivos não eram tolerados são mais propensos a serem covardes ou não assertivos. Após um certo período de tempo e consequências negativas para comportamento assertivo, esse será extinguido, enquanto o comportamento passivo e "mole" começa a tomar forma. Se uma filha vir a mãe adotando uma postura passiva em casa, é muito provável que ela acabe indo por esse caminho também, independentemente de seu comportamento natural.

Passividade baseada em recompensas

A passividade pode ser recompensada por pais e professores no início da vida da criança. Crianças com a chamada "personalidade forte" são difíceis de lidar, em comparação às tranquilas, covardes e não assertivas, pois estas são quietas e raramente desafiam os outros. Esse comportamento cooperativo costuma ser elogiado e recompensado. Contudo, esse sistema acaba criando adultos não assertivos que têm dificuldade em fazer valer sua opinião, defender-se ou ir contra as regras. Essa falta de assertividade continua sendo recompensada durante a vida adulta, na forma de elogios e prêmios. Infelizmente, pessoas passivas são alvos ideais para sofrer bullying.

Passividade baseada em medo

Esse comportamento vem do medo de que a pessoa será atacada, humilhada ou machucada de alguma forma se escolher lutar pelo que acredita. Experiências anteriores ruins podem instigar o medo naqueles que sofreram bullying ou foram maltratados na infância ou na vida adulta. Se uma criança testemunhou alguém sofrer bullying ou ser exposto ao ridículo, ou a alguma forma de comportamento abusivo devido à assertividade, acaba aprendendo que a passividade é um mecanismo de defesa. Pessoas passivas têm medo de serem culpadas ou responsabilizadas por algo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...