Por que algumas mulheres precisam urinar com tanta frequência?

Escrito por china zmuida | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que algumas mulheres precisam urinar com tanta frequência?
Existem diversas causas para a frequente necessidade de urinar (Pearson Scott Foresman/wikimedia.org)

A urinação frequente representa vontades súbitas de urinar ou maior necessidade de urinação que o normal. As causas para essa condição em mulheres podem ser os músculos da pelve enfraquecidos ou outras condições médicas, como infecção urinária. Se você precisa urinar mais do que oito vezes por dia, consulte um médico para descartar quaisquer problemas de saúde.

Outras pessoas estão lendo

Gravidez

Durante a gravidez, é muito comum as mulheres terem maior necessidade de urinar. De acordo com o March of Dimes, o hormônio produzido pelo corpo no início da gravidez, a gonadotrofina coriônica humana, pode fazer com que você precise urinar com mais frequência. Conforme a gravidez avança, o crescimento do feto pode pressionar ainda mais a sua bexiga, criando uma maior necessidade de ir ao banheiro. Seus rins também trabalham muito para expelir qualquer dejeto do corpo, o que aumenta a produção de urina.

Músculos enfraquecidos

Em mulheres, é comum que os músculos do pavimento pélvico, da bexiga e da uretra fiquem enfraquecidos com o tempo. Isso se aplica ainda mais àquelas que deram a luz muitas vezes. Conforme os músculos se enfraquecem, a bexiga não consegue mais controlar a liberação de urina da mesma forma que antes. A vontade de urinar fica mais forte devido à falta de controle muscular.

Infecção do trato urinário

Infecções do trato urinário são infecções que afetam o sistema urinário. A infecção, eventualmente, pode se espalhar para os rins, caso não seja tratada. De acordo com a Mayo Clinic, mulheres são mais propensas a sofrer de ITUs do que homens. Os sintomas podem se desenvolver rapidamente, como uma vontade urgente de urinar, além do fato de a urina vir em pequenas quantidades. É importante consultar um médico caso comece a sentir uma ardência ao urinar, se tiver febre ou calafrios, náusea, vômitos ou apresentar sangue na urina.

Pedras renais

As pedras renais são formadas na parte interna dos rins. Elas são compostas de depósitos de sais minerais e sais ácidos e podem causar uma frequente necessidade de urinar, além de dor ao fazê-lo. Se você começar a sentir dor nas laterais do corpo, na parte inferior das costas, no abdômen ou virilha, perceber urina com sangue ou turva, sentir náusea, tiver febres e calafrios ou dores recorrentes, procure ajuda médica.

Diabetes

A diabetes é uma condição médica que impede seu corpo de processar a glicose, mais conhecida como açúcar sanguíneo. Muita glicose no sangue pode ocasionar uma série de sintomas e, se você sofrer de diabetes tipo I ou II, pode ter frequente necessidade de urinar. Uma complicação da diabetes pode ocasionar danos ao rim, devido à constante filtração de detritos do corpo.

Incontinência

A incontinência pode fazer com que as mulheres tenham de urinar com mais frequência do que o normal. Duas condições específicas que podem fazer com que elas tenham maior necessidade de urinar são a incontinência de urgência e fluxo maior de urina. De acordo com a Mayo Clinic, caso sofra de incontinência de urgência, você pode precisar usar o banheiro com mais frequência, inclusive durante a noite. Ela pode ser causada por condições como infecções urinárias, Mal de Parkinson ou Alzheimer. A incontinência por excesso de fluxo é quando a mulher precisa ir frequentemente ao banheiro, ou chega a não conseguir controlar algumas gotas.

Infecção renal

A infecção renal é uma infecção urinária que migrou para os rins. Os primeiros sinais incluem uma necessidade frequente de ir ao banheiro. Se começar a sentir dor nas laterais do corpo ou na virilha, tiver febre ou dores abdominais, ardência ao urinar e notar sangue ou pus na urina, procure um médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível