Por que algumas mulheres usam burca?

Escrito por jinnene foster | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que algumas mulheres usam burca?
Mulher vendada (schatten image by Westa Zikas from Fotolia.com)

A burca é uma veste que cobre todo o corpo usada pelas mulheres muçulmanas em países como a Índia, Paquistão e Afeganistão. De acordo com o site americano "Women in World History", as mulheres muçulmanas também usam o hijab, que é um tipo de "roupa larga coberta por um tipo de lenço usado ao redor da cabeça e debaixo do queixo". Acredita-se que as mulheres que vivem em países conservadores usam esse tipo de roupa por medo de serem presas ou espancadas. Mas, nos países ocidentais, as mulheres, supostamente, usam esse tipo de veste devido a crenças individuais.

Outras pessoas estão lendo

Manter a igualdade

As mulheres relatam que a burca não é usada para que elas permaneçam subjugadas pelos homens, mas para serem iguais aos homens. As mulheres que usam burcas são capazes de manter um nível de anonimato, e em público, elas não são julgados pela sua forma física. Além disso, sob o véu seguro da burca, as mulheres evitam de se tornarem objeto de desejo dos homens que de outro modo poderiam assediá-las ou implacavelmente olhar para seus corpos.

Honrando a família

Nas famílias que praticam a fé muçulmana, a honra da família depende das mulheres puras. Se as mulheres são degradadas de qualquer forma, os homens dessas famílias podem ser vistos como inferiores, ou rejeitados pela sociedade. Como tal, as mulheres usam burcas em público para se protegerem dos homens, mantendo o respeito deles.

Honrando a religião

O Alcorão (doutrina muçulmana) afirma que as mulheres devem ser retratadas como modestas em seu modo de vestir. Enquanto a interpretação do que significa "modesto" se desenvolveu ao longo do tempo, tradicionalmente, as mulheres optaram por cobrir o corpo com a burca ou hijab para mostrar respeito pela sua religião.

Mantendo a dignidade

De acordo com a matéria da "American Thinker" A.M. Mora y Leon em 14 de outubro de 2004, em nações voláteis, atingidas pela guerra como o Afeganistão, as mulheres usam burcas parcialmente devido à ameaça permanente de morte. A maior desonra para as mulheres no Afeganistão está em ser morta na rua, em seguida, deixada para apodrecer como um animal morto. Tal desonra é mais temida pelas mulheres do que a própria morte. Mulheres afegãs, portanto, usam burcas como uma medida preventiva para morrer com dignidade.

Proteção contra a exploração

As mulheres são constantemente forçadas a viver de acordo com as normas estabelecidas pelas imagens divulgadas pelos meios de comunicação. O que é mostrado em revistas, outdoors, programas de televisão, marketing de cinema e outras mídias são imagens de mulheres vestindo pouca ou nenhuma roupa. Tais imagens passam aos homens a imagem de que as mulheres são exclusivamente destinadas ao prazer. Muitas mulheres muçulmanas, no entanto, usam a burca como forma de retaliação contra essas mensagens. Essas mulheres acreditam que encobrir seus atributos físicos obriga os homens a respeitar as mulheres por suas mentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível