Mais
×

Algumas propriedades físicas e químicas do gelo seco

Uma forma sólida do dióxido de carbono, o gelo seco possui múltiplos usos para as indústrias comerciais. Muitos estudantes observam seus professores de ciências darem demonstrações sobre as propriedades do gelo seco, desde sua temperatura fria até sua reatividade com outras substâncias. As propriedades físicas envolvem processos em que a composição química do gelo seco (CO2) nunca muda, enquanto que as propriedades químicas envolvem alterações na sua composição.

Propriedades físicas e químicas do gelo seco (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sublimação

O nome de gelo seco vem de uma das suas propriedades físicas. Ele nunca se derrete em forma líquida, mas em vez disso transforma-se diretamente em um estado gasoso. Conhecido como sublimação, esse processo pode criar uma pressão incrível se armazenado em um recipiente selado e pode provocar a sua explosão. Devido a essa propriedade física, você nunca deve armazenar gelo seco em um recipiente hermético.

Reatividade

O gelo seco é submetido a uma reação química com várias substâncias. Por exemplo, ele reage com o magnésio. Quando adicionado ao magnésio ardente, o gelo seco resplandecerá um branco forte. Ao abrir a casca restante do magnésio após o fogo se apagar, você encontrará um pó preto, que é o carbono do gelo seco. O magnésio ardente inflama o componente de oxigênio do gelo seco, deixando apenas o carbono para trás. Essa mudança na composição química torna esse fato uma propriedade química.

Dissolubilidade

Pode-se dissolver o gelo seco em outros líquidos para criar soluções, o que muda a composição química do elemento. Por exemplo, você pode misturar gelo seco com água. Os átomos de CO2 se misturarão uniformemente e criarão um vínculo com os átomos de H2O da água, criando o composto H2CO3, conhecido como ácido carbônico. Essa mudança na composição torna essa uma propriedade química.

Fases específicas da matéria

O amorphous carbonia é formado quando um experimentador esfria o CO2 gasoso quente com pressões extremas. Uma substância vítrea, o carbonia apresenta propriedades físicas semelhantes à família de elementos do carbono na tabela periódica, como a sílica. Ele se decompõe rapidamente em pressões atmosféricas normais e retorna para a forma gasosa. Como o carbonia ainda é gelo seco, mesmo em um estado diferente, essa forma vítrea é uma propriedade física.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article