×
Loading ...

Alianças de casamento: comparações entre platina e ouro branco

Atualizado em 15 abril, 2017

Platina e ouro branco são opções populares para a confecção de alianças de casamento. Apesar de parecerem muito similares, alguns pontos devem ser levados em consideração antes de fazer sua escolha.

Alianças de platina e de ouro branco podem ser parecidas, mas sua composição é bem diferente (wedding ring image by Christopher Hall from Fotolia.com)

Identificação

A platina e o ouro branco são metais preciosos prateados. Enquanto a platina é naturalmente acinzentada, o ouro branco na verdade é folheado com ródio para dar o tom prateado. O ouro branco sem ser folheado é mais claro que o ouro comum, mas ainda assim é amarelo.

Loading...

Durabilidade

A platina tende a ser ligeiramente mais durável do que o ouro branco, porque é um material mais denso. Ela também mantém a cor cinza-prateada ao longo do tempo, mesmo que seja arranhada. O banho de ródio dos anéis de ouro branco tende a desaparecer com o tempo e precisa ser refeito de tantos em tantos anos. Isso acontece principalmente com joias que são usadas com frequência, como alianças de casamento.

Peso

As alianças de platina são mais pesadas do que as de ouro branco. É aconselhável experimentar os dois tipos para ver qual é o mais confortável.

Preço

A platina geralmente é mais cara do que o ouro branco. Entretanto, os preços flutuam e a diferença marginal no preço de mercado varia com o tempo. A melhor opção é consultar um joalheiro de boa reputação sobre o preço dos dois metais antes tomar sua decisão.

Considerações

O folheado em anéis de ouro branco pode conter traços de níquel, que, por sua vez, pode causar irritação em peles sensíveis. Já a platina não costuma causar irritação na pele.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...