on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

De que se alimenta um cavalo-marinho?

Atualizado em 21 novembro, 2016

O cavalo-marinho é um peixe encontrado em águas rasas e tropicais. É o único animal no mundo cujos machos carregam os bebês em gestação. Um adulto pode atingir até 35,5 cm de comprimento e os animais vivem em grupos chamados de cardumes. O cavalo-marinho é carnívoro e possui uma dieta e hábitos alimentares específicos devido às suas características físicas.

O cavalo-marinho só come alimentos que flutuam por perto, pois não nada bem (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Hábitos alimentares

O cavalo-marinho não possui dentes ou estômago. O alimento ingerido passa por seu sistema digestivo de forma bem rápida. Isso significa que esse peixe precisa comer constantemente para se manter vivo. O cavalo-marinho não é um bom nadador, por isso, não pode apanhar suas presas. Em vez disso, fica em posição para comer enrolando sua cauda em plantas marinhas e corais. Em seguida, utiliza seu focinho alongado como um aspirador de pó e suga o alimento que flutua por perto. Os cavalos-marinhos bebês podem se alimentar por até 10 horas por dia.

Loading...

Crustáceos

O cavalo-marinho vive de crustáceos. Sua principal fonte de alimento são artêmias. Um animal jovem pode comer até 3.600 artêmias por dia. Outros crustáceos comidos incluem camarões, misidáceos, anfípodes e peracarídeos. Os anfípodes tendem a ser comidos principalmente na primavera e no verão. Os crustáceos são engolidos inteiros ou dissolvidos no focinho conforme são sugados.

Outros alimentos

Os cavalos-marinhos também suplementam sua dieta com plâncton. Outros alimentos incluem larvas de peixes, copépodes, Hyalella azteca e invertebrados que vivem no fundo do mar.

Dieta de um cavalo-marinho de estimação

Um cavalo-marinho de estimação que foi capturado na natureza precisará de uma dieta de alimentos vivos. Se tiver nascido em cativeiro, poderá se adaptar a comer alimentos congelados. Artêmias são uma parte importante da dieta de qualquer cavalo-marinho de estimação. Outros alimentos vivos podem incluir rotíferos, camarões-fantasmas, isópodes, larvas de camarão-limpador e filhotes de ovovíparos. Alimentos congelados podem ser krill, dáfnia e artêmia enriquecida. O animal se alimenta devagar, por isso, se estiver em um aquário com comedores mais agressivos, pode morrer de fome. Os donos precisam se certificar de que seu cavalo-marinho tenha comida suficiente.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...