Mais
×

Como alimentar um cavalo belga de tração

Atualizado em 10 maio, 2017

O cavalo Belga de tração é uma raça que foi desenvolvida, como o nome sugere, na Bélgica. É a raça mais popular de cavalos de tração nos Estados Unidos. De acordo com a Corporação Americana de Cavalos Belgas de Tração, há mais Belgas registrados nos E.U.A. que todas as outras raças de tração combinadas.

Pesando eles até pouco mais de 900 kg quando adultos, a maior desvantagem de criá-los é a quantidade de comida necessária para mantê-los saudáveis.

Instruções

Um cavalo Belga chega a pesar mais de 900 kg quando adulto (David De Lossy/Digital Vision/Getty Images)
  1. Alimente seu cavalo Belga com feno e/ou grama. O trato digestivo dos equinos evoluiu para digerir grama. De acordo com o livro de Melyni Worth Storey’s Guide to Feeding Horses" (Guia Storey de Alimentação de Cavalos), independente da raça, um cavalo comum precisa de 650 g a 900 g de feno ou grama secos por 50 kg de peso.

  2. Ofereça mais feno ao seu Belga caso o utilize para trabalho como levar cargas. Como qualquer animal envolvido em trabalho pesado, um Belga vai precisar de uma quantidade significativamente maior de calorias quando trabalhar. Um cavalo deve receber ao menos 70% do seu consumo alimentar diário de alimentos de plantas como feno e grama, a menos que tenha recomendações específicas do veterinário.

  3. Dê feno comum a menos que seu cavalo trabalhe. Se seu Belga for usado para qualquer atividade mais intensa que como um "ornamento de pasto", pode ser que você precisa misturar alfafa às refeições. A alfafa tem maior índice de proteína que feno comum. Um cavalo que trabalhe precisará da proteína adicional para revigorar seus músculos e manter a saúde.

  4. Se você insiste em dar grãos ao seu cavalo Belga, dê-lhe aveias. Sua riqueza em proteína (cerca de 13%, de acordo com Ashley Griffin na Universidade de Kentucky) as torna o grão mais seguro para dar a cavalos. Como o trato digestivo dos equinos é projetado para grãos ricos em fibra, seu Belga vai manter-se mais saudável do que se manteria com a mesma quantidade de grãos mais pesados, como milho.

  5. Busque grãos além de aveias para alimentar seu cavalo se suas condições físicas permitirem, de acordo com seu veterinário. Milho, cevada e grãos relacionados podem fornecer nutrientes adicionais em que as aveias não são favorecidas.

  6. Certifique-se que seu cavalo tenha tanta água limpa, fresca e própria quanto possa beber. De acordo com Melyni Worth em seu livro, "a água é o nutriente mais essencial de todos". A desidratação pode resultar em distúrbio seríssimos e até mesmo letais, de cólica a falência renal.

  7. Calcule a necessidade total de nutrientes para seu cavalo, baseando-se no peso. A maioria dos cavalos, independentemente da raça, consome um total de 900 g a 1200 g de comida para cada 50 kg de massa corpórea.

Dicas

  • Se você não tiver espaço suficiente para armazenar feno suficiente para a alimentação do seu cavalo Belga, uma alternativa é o feno em cubos, disponível em lojas de pecuária locais.

Aviso

  • Contate seu veterinário equino e peça assistência na determinação das necessidades nutricionais do seu cavalo. Seu veterinário também pode oferecer informações a respeito de fornecedores locais.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article