Mais
×

Como alimentar filhotes de papagaio recém-nascidos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Apesar da maioria dos avicultores preferirem deixar os filhotes de papagaio com sua família de pássaros até que tenham duas ou três semanas de idade, algumas vezes é necessário criar os bebês desde o primeiro dia de nascimento. Filhotes de papagaio devem ser tratados desde o primeiro dia se seus pais tem um histórico de abandono, de ferir ou abandonar seus filhos, e é claro, se os ovos foram incubados artificialmente. Recém-nascidos são mais delicados que os filhotes mais velhos, e também é mais difícil alimentá-los devido ao seu pequeno tamanho. Entretanto, quando adequadamente tratados, a taxa de sobrevivência deles após o primeiro dia é bem elevada.

Instruções

Papagaio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Examine o abdômen do filhote de papagaio procurando por um saco vitelino. Ele é como uma bolha amarela debaixo da pele ao redor do umbigo. Se o saco vitelino estiver substancial, você deve esperar até que o filhote defeque antes de alimentá-lo. Isto pode levar de algumas horas até um dia inteiro. Os pequenos pássaros que tem um saco vitelino pequeno ou nada visível podem ser alimentados imediatamente após o nascimento.

  2. Faça uma mistura de fórmula diluída combinando uma parte da fórmula em pó com água (um terço de água e dois terços de solução eletrolítica). Aqueça a fórmula de 40 a 43 graus Celsius. Mexa bem, especialmente se você tiver aquecido a fórmula no micro-ondas, e utilize um termômetro preciso de leitura instantânea para medir a temperatura.

  3. Segure a cabeça do pássaro bebê na posição vertical com sua mão esquerda, utilizando o polegar e o indicador. Evite pressionar a área dos olhos.

  4. Encha o conta-gotas ou a pipeta com a mistura diluída da fórmula. Use a ponta para abrir suavemente o bico do papagaio e pingue lentamente a fórmula no lado esquerdo da boca dele. Se você está olhando o pássaro de frente, este lado é na sua direita. Espere ate que o pássaro engula. Em um dia o filhote vai consumir de 0,25 a 0,5 ml, mas isso varia consideravelmente dependendo da espécie.

  5. Utilize um pano macio para limpar o excesso de fórmula do bico e da cabeça do filhote de papagaio. A fórmula seca muito bem e pode ser quase impossível retirá-la se não for limpada quando ainda está molhada. Devolva o filhote para a chocadeira.

  6. Continue alimentando utilizando uma mistura diluída e um conta-gotas ou pipeta pelos cinco primeiros dias. Alimente o pássaro a cada duas horas por dezoito horas ao dia (ex: das 6 da manhã até meia noite). No sexto dia, mude para sua fórmula regular de alimentação e utilize uma seringa ou colher normalmente.

Dicas

  • Papagaios recém-nascidos normalmente são carecas e se contorcem facilmente. Você pode evitar isso segurando o filhote todo em sua mão esquerda enquanto alimenta-o com a mão direita.
  • Soluções de eletrólitos, como Pedialyte, estão disponíveis na parte de produtos para bebês da maioria dos supermercados.

Aviso

  • Nunca alimente um filhote de papagaio com uma fórmula mais quente que 43 graus Celsius. Há risco de ferimentos severos ou morte.

O que você precisa

  • Fórmula para alimentação
  • Solução eletrolítica, como a Pedialyte
  • Termômetro preciso e de leitura instantânea
  • Conta-gotas ou pipeta
  • Pano macio
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article