Os pacus são grandes peixes onívoros nativos do rio Amazonas na América do Sul. Um parente próximo da piranha, o pacu possui mandíbulas fortes e dentes afiados, que usam para quebrar sementes e mastigar plantas. Diferentemente das piranhas, um pacu é principalmente herbívoro e só, às vezes, se alimenta de animais mortos ou de outros peixes. Eles são peixes grandes e muitas espécies atingem facilmente mais de 75 cm em aquários. O pacu requer uma dieta de alta qualidade para crescer em cativeiro.
Instruções
-
Alimente cada pacu no seu aquário com uma pitada de ração para peixes em flocos. Várias fórmulas dessas rações são feitas especificamente para fornecer o equilíbrio adequado de nutrientes para pacus em cativeiro. Varie a quantidade de ração conforme o peixe for crescendo — um peixe pequeno deve ganhar uma pitada pequena; um peixe maior, uma quantidade maior.
-
Alimente os pacus com várias bolinhas de ração em dias alternados para fornecer uma variação em sua dieta. Essas bolinhas se assemelham a sementes, que são uma parte da dieta de um pacu na natureza.
-
Pique abobrinha, espinafre e batatas frescas duas vezes por semana e coloque os alimentos no aquário. O peixe pode não consumir os vegetais frescos até que eles amoleçam na água. Observe o que ele come e remova as sobras depois de duas horas para manter o aquário limpo.
-
Alimente-o com pequenos pedaços de carne crua, menores do que a boca do pacu, uma vez a cada duas ou três semanas. Ofereça cinco ou seis pedaços de carne, frango ou peixe ao seu pacu. Alimentá-lo ocasionalmente com carne ajuda a facilitar o desenvolvimento saudável do pacu em cativeiro.