Mais
×

Como alimentar potros durante o primeiro ano

Atualizado em 17 abril, 2017

Os potros estão no estágio mais importante do seu desenvolvimento e crescimento no primeiro ano de vida. Por causa disso, a nutrição que receberem será crucial. Depois da amamentação, os jovens cavalos passam por um estágio de alimentação gradual, ou "creep-feeding", durante o qual eles começam a ingerir alimentos que não sejam o leite; um estágio de desmame, no qual eles se alimentarão sozinhos e não dependerão da mãe. A alimentação desse período afetará bastante seu futuro atlético e sua saúde em geral.

Instruções

Quando os potros começarem a depender menos do leite da mãe, precisarão de alimentos sólidos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    De oito semanas a quatro meses

  1. Forneça o concentrado "creep feed" para o potro quando ele alcançar a idade de oito semanas. O "creep feeder" deverá permitir que somente o potro, e não sua mãe, acesse o alimento.

  2. Certifique-se de que o concentrado contenha de 14 a 16% de proteína, de 0,5 a 0,6% de fósforo, de 0,7 a 0,9% de cálcio, de 50 a 90 partes por milhão (ppm) de cobre e de 120 a 240 ppm de zinco.

  3. Alimente o potro com o "creep feed" em uma razão de 500 g a 1 Kg de alimento para cada 100 Kg de peso, por dia.

    De três meses a um ano

  1. Ofereça o concentrado ao potro em uma razão de 1 a 1,5% do seu peso corporal, após o desmame total ou quando ele estiver com cerca de três meses de idade.

  2. Certifique-se de que o concentrado contenha a mesma quantidade de proteína da primeira mistura, mas exatamente 0,5% de fósforo, 0,8% de cálcio, 50 a 80 ppm de cobre e de 100 a 200 ppm de zinco.

  3. Forneça acesso livre ao capim de alta qualidade para o potro desmamado. Se não houver capim, substitua-o por feno.

  4. Ofereça feno de alfafa como recompensas, mas somente até 0,5% do peso corporal do potro. Por exemplo, 900 g de feno para um potro de 180 Kg.

  5. Considere oferecer suplementos. Os potros precisam de grandes quantidades de ácido fólico, ferro e cálcio para manter uma saúde boa. Será melhor conversar com um veterinário antes de acrescentar suplementos à sua dieta, mas essas adições poderão ser muito benéficas. Ele lhe dirá se serão necessários e poderá dar conselhos sobre as dosagens, além do que estiver escrito nas embalagens.

Dicas

  • Forneça água limpa e fresca suficiente para todos os cavalos e potros.

Aviso

  • Cereais integrais não são recomendados por não possuírem nutrientes adequados.

O que você precisa

  • "Creep-feeder" (Alimentadouro para animais menores)
  • Concentrado
  • Capim ou feno de capim
  • Feno de alfafa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article