Mais
×

Como alimentar a tartaruga-do-ouvido-vermelho

Atualizado em 21 novembro, 2016

As tartarugas-do-ouvido-vermelho são semiaquáticas e comumente vendidas em pet shops. Como são onívoras, elas podem ser alimentadas com uma variedade de alimentos, incluindo granulados, vegetais, plantas aquáticas, insetos e peixes. Manter uma dieta equilibrada e nutritiva, evitando o excesso de alimentação, é importante. As tartarugas-do-ouvido-vermelho jovens têm uma maior necessidade de proteína e geralmente são carnívoras, enquanto as mais velhas necessitam de muito menos proteína e são normalmente herbívoras. As tartarugas jovens precisam ser alimentadas todos os dias, mas as adultas podem ser alimentadas a cada dois ou três dias.

Instruções

As tartarugas-do-ouvido-vermelho podem ser alimentadas com uma variedade de alimentos (turtle image by steveinnz from Fotolia.com)
  1. Alimente sua tartaruga em seu tanque ou em um compartimento separado. As tartarugas-do-ouvido-vermelho não produzem saliva, por isso precisam estar na água para engolir o alimento. A utilização de um compartimento separado manterá a água do tanque limpa e permitirá que você monitore exatamente o quanto ela come. Algumas tartarugas podem recusar-se a comer em um compartimento separado.

  2. Baseie a dieta de sua tartaruga em granulados fabricados comercialmente. Sirva a quantidade necessária que sua tartaruga consumirá em 15 minutos. Ofereça granulados todos os dias até que sua tartaruga complete 1 ano de idade e, em seguida, ofereça-os apenas a cada dois ou três dias.

  3. Ofereça vegetais frescos. As folhas de dente de leão e de alface verde ou vermelho e o nabo devem fazer parte da dieta de sua tartaruga, em uma base diária. Outros vegetais, incluindo cenoura, escarola, feijão verde, couve, abóbora, alface romana, batata doce e abobrinha, podem ser servidos ocasionalmente e em pequenas quantidades. Corte ou triture os vegetais em pedaços pequenos e coloque-os na água.

  4. Mantenha plantas aquáticas em seu tanque, incluindo espadas amazônicas, anacharis, lentilhas-d'água, nastúrcios, plantas de lagoa, samambaias d'água, alfaces d'água e nenúfares. As plantas aquáticas vivem no habitat natural da tartaruga-do-ouvido-vermelho selvagem.

  5. Ofereça frutas como um prêmio, em pequenas porções, uma vez por mês ou menos. Retire as sementes e a pele antes de servi-las. Corte as frutas em pedaços pequenos e coloque-os na água.

  6. Forneça presas vivas como um prêmio ocasional para oferecer variedade. Coloque caramujos de água doce, caramujos de lagoa, barrigudinhos e peixinhos vermelhos na água. Ofereça também grilos, minhocas ou bichos da seda.

Dicas

  • As tartarugas-do-ouvido-vermelho são comedores notoriamente agressivos, o que pode levá-las à superalimentação. Acompanhe atentamente a condição física de sua tartaruga para evitar a obesidade e complicações de saúde.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article