Alimentos que acalmam os intestinos

Escrito por nia stanley | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alimentos que acalmam os intestinos
Uma maçã por dia pode previnir uma visita ao médico (fresh image by Patrizier-Design from Fotolia.com)

Os intestinos humanos contêm um delicado equilíbrio entre boas e más bactérias. Quando esse equilíbrio é perturbado, pode causar desconforto gastrointestinal. Certos alimentos contêm ingredientes que acalmam os intestinos e, quando consumidos regularmente, podem prevenir a dor abdominal que às vezes ocorre quando há uma abundância de más bactérias no sistema digestivo. Alimentos com probióticos são especialmente benéficos, pois ajudam a manter a saúde digestiva.

Outras pessoas estão lendo

Grãos integrais

Os grãos integrais possuem ingredientes que acalmam naturalmente os intestinos. A diferença entre os grãos integrais e os refinados é que os primeiros contêm todos os nutrientes da semente. Eles são ricos em fibras, e elas podem criar movimentos intestinais regulares e minimizar a dor nos intestinos. Os mais comuns são aveia, cevada, trigo e arroz integral, mas também são encontrados no milho e no centeio. Muitas empresas fazem questão de anunciar na embalagem do seu produto que ele contém grãos integrais. Substitua metade da farinha das suas receitas de assados por farinha de grão integral para garantir o consumo desses grãos. Outra forma fácil de introduzi-los na alimentação é fazer sanduíches ou wraps com pão integral usando tortillas integrais. Tente comer arroz integral em vez do branco.

Alimentos que acalmam os intestinos
A farinha de aveia é uma fonte de grãos integrais (oatmeal with brown sugar and blueberries image by David Smith from Fotolia.com)

Frutas puras

Frutas muito ácidas não aliviam desconforto gastrointestinal, mas muitas frutas o fazem. Maçãs e bananas são ricas em fibras. Morangos, framboesas e mirtilos são escolhas ideais para acalmar os intestinos. Ameixas, morangos e outras frutas com sementes também são benéficas para os órgãos digestivos. A pirâmide alimentar recomenda duas a quatro porções de frutas por dia. Muitas bebidas contém porções, mas comer as frutas em seu estado puro e natural é a melhor maneira de obter todos os benefícios saudáveis.

Alimentos que acalmam os intestinos
Muitas vezes, as frutas com sementes são benéficas para a digestão (fruit image by cherie from Fotolia.com)

Vegetais crus

Muitos vegetais crus contêm nutrientes que podem acalmar os intestinos. Alguns contêm mais antioxidantes do que outros e as diretrizes do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) sugerem que três porções de vegetais de todos os subgrupos devem ser consumidas todos os dias, ou pelo menos uma porção. Esses subgrupos incluem vegetais verde-escuros -- como espinafre, feijões, vegetais ricos em amido, como a beterraba -- e vegetais alaranjados, como a cenoura. Para que os vegetais apresentem melhores resultados para acalmar os intestinos, tente prepará-los sem tanto tempero ou molhos adicionais.

Alimentos que acalmam os intestinos
Muitos vegetais podem acalmar os intestinos (vegetables image by cherie from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível