Alimentos que ajudam no caso de desequilíbrio hormonal

Escrito por selena templeton | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alimentos que ajudam no caso de desequilíbrio hormonal
Há alimentos que ajudam a corrigir o desequilíbrio hormonal (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

De acordo com a obra de Holly Lucille, "Creating and Maintaining Balance: A Woman's Guide to Safe, Natural Hormone Health", mais e mais mulheres estão sofrendo de desequilíbrios hormonais que vão desde a síndrome pré-menstrual (SPM) até menopausa precoce. Nosso ambiente e estilo de vida moderno, com fatores como poluição, alimentos processados e estresse, certamente não ajudam. Descobrir a causa do problema e sua correção natural é uma solução mais saudável do que simplesmente mascarar os sintomas com medicação. Trocar seu estilo de vida de fast-food por uma dieta orgânica, integral e não processada, é sempre benéfico para sua saúda, especialmente se quiser corrigir o desequilíbrio hormonal.

Outras pessoas estão lendo

Causas e sintomas

O desequilíbrio do sistema endócrino pode ser causado por estresse, falta de exercício, sobrepeso, má nutrição, toxinas e medicações. O desequilíbrio hormonal também pode ter como causas a poluição e substâncias químicas que se infiltram no corpo por consumo ou absorção na pele.

Os sintomas são variáveis entre as mulheres de diferentes idades, e podem incluir fadiga, fogachos, ansiedade, depressão, memória precária, cefaleias, baixo desejo sexual, perda ou ganho de peso, perda de cabelos, acne e sintomas associados geralmente à SPM, como inchaço, mamas sensíveis e mau humor.

Alimentos que ajudam no caso de desequilíbrio hormonal
Os sintomas de desequilíbrio hormonal são variáveis (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Alimentos benéficos

Seja o que for que coma ou beba, tente comprar o máximo possível de alimentos orgânicos para eliminar a ingestão de pesticidas prejudiciais usados na produção agrícola ou hormônios e antibióticos geralmente usados na alimentação de animais de criação. Faça dos alimentos não processados e integrais o centro de sua dieta. Desintoxicar o corpo e perder peso beneficiam o equilíbrio hormonal, porque o excesso de estrógeno e toxinas é armazenado nas células adiposas.

Certifique-se de estar obtendo ácidos graxos essenciais (EFAs) suficientes na forma de ômega-3 e ômega-6 provenientes de peixe, mariscos, sementes de abóbora, sementes de girassol, vegetais folhosos verdes e nozes. Segundo o artigo do dr. Dr. John Lee's, "What Your Doctor May Not Tell You About Premenopause", os EFAs ajudam a equilibrar a prostaglandina, um dos hormônios corporais que, se deficientes, podem causar SPM.

Consuma muito fitoestrógeno. Estes são compostos vegetais levemente estrogênicos e anti-estrogênicos, o que significa que fornecem um efeito balanceado por simular o estrógeno nos receptores estrogênicos do corpo e impedir a fixação de xenoestrógenos -- hormônios sintéticos mais fortes e tóxicos. Os alimentos fitoestrogênicos incluem os vegetais folhosos verdes, brócolis, couve-flor, repolho, grão-de-bico, feijões e lentilhas.

O alho é um poderoso antioxidante que inibe o crescimento do câncer por lavar os carcinógenos das células. Também limpa o sistema linfático e aumenta a função tireóidea -- tudo isso atua para equilibrar o sistema endócrino.

Kombucha é um chá natural fermentado, no qual são colocados enzimas ativas e antioxidantes. Entre muitas outras coisas, ele favorece a alcalinidade que ajuda a restaurar o equilíbrio natural no corpo, assim como desintoxicar e fortalecer os sistemas imunológico e glandular.

O chá verde de boa qualidade tem um alto teor de catequinas, ou antioxidantes, que aumenta a produção das enzimas desintoxicantes no corpo. Procure os chás herbáceos com ingredientes como dong quai, raiz de alcaçuz, raiz de dente-de-leão e baga de junípero, que promovem o equilíbrio hormonal.

Alimentos que ajudam no caso de desequilíbrio hormonal
Consuma verduras orgânicas (Tay Jnr/Digital Vision/Getty Images)

Substâncias prejudiciais

Além de incluir uma variedade de alimentos e bebidas que promovam os hormônios saudáveis, você deve eliminar os alimentos e substâncias prejudiciais que causam estragos em sua saúde hormonal. Alguns desses alimentos são: açúcar, adoçantes artificiais, gorduras trans, óleos hidrogenados e xarope de milho com alto teor de frutose. Tente evitar o contato com substâncias químicas sintéticas, como herbicidas, fumigantes e produtos químicos industriais, como os encontrados em muitos plásticos, pois todos são carcinogênicos e perturbam o sistema endócrino por simular ou bloquear as substâncias químicas encontradas naturalmente no corpo, alterar os níveis hormonais e, portanto, afetar as funções que esses hormônios controlam. E, conforme nos lembra Lucille, o fígado processa os conservantes e as substâncias artificiais, "mas se o fígado estiver ocupado demais metabolizando essas substâncias, será incapaz de processar o excesso de estrógenos e outras toxinas, o que pode levar à predominância do estrógeno".

Alimentos que ajudam no caso de desequilíbrio hormonal
Pare de consumer óleos hidrogenados e alimentos açucarados (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Outras soluções

Se modificar sua dieta ainda não for o bastante, talvez tenha que considerar creme de progesterona natural ou um suplemento de progesterona, como Vitex. E não esqueça de alguns métodos simples, como ioga, meditação, massagem, música calmante, sono suficiente e risos, para manter seus níveis de estresse a um mínimo, reduzindo os níveis de cortisol e mantendo seus hormônios equilibrados.

Alimentos que ajudam no caso de desequilíbrio hormonal
Ioga pode aliviar o estresse (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível