×
Loading ...

Alimentos que ajudam as crianças pequenas a dormir

Se você é como a maioria dos pais, provavelmente já vivenciou pelo menos uma noite em que seu filho pequeno simplesmente se recusou a ir dormir. Você pode se surpreender ao saber que: assim como existem certos alimentos que estimulam o cérebro da criança, há outros que ajudam naturalmente o cérebro a relaxar e causam sonolência. Saber quais alimentos acalmam seu filho, além da maneira como eles interagem com outros alimentos, pode ser tudo o que você e seu filho precisam para ter uma boa noite de sono.

Alimentos que ajudam as crianças pequenas a dormir (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Triptofano

Encontrado em certos alimentos, o triptofano é um aminoácido que o organismo da criança utiliza para produzir serotonina, um neurotransmissor que estimula a sonolência ao sinalizar para o corpo que é hora de desacelerar e relaxar. Leva cerca de uma hora para que o triptofano alance o cérebro, então, planeje adequadamente o horário de dormir.

Loading...

Alimentos que contêm triptofano

Os alimentos que contêm grandes quantidades de triptofano são o leite, os ovos, as nozes, a banana, o feijão, o queijo e as carnes de peru, de frango ou de peixe.

Cálcio

Um mineral que ajuda a relaxar o sistema nervoso da criança e a promover o sono, o cálcio está presente em alimentos lácteos, sementes de gergelim, verduras, laranjas, sardinhas e amêndoas. O leite é uma opção ideal para seu filho, pois contém cálcio e triptofano.

Magnésio

Assim como o cálcio, o magnésio é um mineral que ajuda a criança a adormecer, acalmando seu sistema nervoso. Os alimentos ricos em magnésio são as sementes, as nozes e os vegetais verdes.

A combinação mágica

De acordo com Lilian Presti, nutricionista holística registrada no site NaturallySavvy.com, a criança tem mais chances de cair no sono depois de comer alimentos com triptofano se você lhe oferecer também alimentos ricos em carboidratos. Os carboidratos inibem a absorção de outros aminoácidos, o que possibilita a absorção de mais triptofano, que, por sua vez, provoca sonolência.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...