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Alimentos altamente calóricos para ganhar peso sem se sentir cheio

Atualizado em 20 julho, 2017

Um dos maiores desafios para quem tenta ganhar peso é como consumir a quantidade suficiente de calorias sem se sentir muito cheio. O aumento das porções oferece mais calorias, mas as pessoas que não possuem um apetite muito grande podem não achar esse método muito eficaz para ganhar peso. Uma forma melhor é se concentrar em incorporar alimentos altamente calóricos em pequenas refeições e lanches ao longo do dia.

Os alimentos altamente calóricos podem não ser os mais saudáveis (Jose manuel Gelpi diaz/Hemera/Getty Images)

Concentre-se em gorduras saudáveis

Os alimentos são compostos por proteínas, carboidratos e gorduras, e desses três macronutrientes, as gorduras são mais calóricas. Os alimentos ricos em gorduras insaturadas ou saudáveis ajudam a adicionar mais calorias em sua dieta, caso você queira ganhar peso. Esses alimentos incluem as nozes e suas manteigas, abacates e azeitonas. Uma porção média de qualquer um desses lhe adicionará cerca de 150 calorias sem que você se sinta cheio. Além disso, o azeite e o óleo de canola fazem bem para o coração e oferecem mais 120 calorias por colher de sopa. Ao colocar mais uma colher de sopa de um deles em sua comida -- no molho da salada, em vegetais, batatas ou arroz, ou ainda sobre carnes grelhadas ou assadas -- você aumentará o valor calórico da comida sem aumentar o volume de comida que consumiu.

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Os abacates são ricos em gorduras saudáveis (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Aumente a gordura de seus alimentos proteicos

As proteínas magras, como claras de ovos, peito de frango ou peru ou peixes brancos, possuem valor calórico muito baixo. Ao consumir ovos inteiros, carne de aves escura ou peixes mais gordos como salmão, sardinhas e anchovas, você adiciona calorias sem adicionar quantidade. Todos esses alimentos ainda são opções de proteínas saudáveis. Ao trocar os laticínios sem gordura, como o leite e o iogurte desnatados, por suas versões com mais gordura, você também aumenta sua ingestão calórica.

O frango é uma carne magra (YelenaYemchuk/iStock/Getty Images)

Faça lanches inteligentes

Se você fica cheio rapidamente durante as refeições, lembre-se de incluir lanches altamente calóricos entre elas. Boas opções são misturas de cereais com frutas secas, nozes e chocolate amargo, manteiga de amendoim ou queijo com biscoitos e pães integrais ou guacamole com azeite servido com chips de batata ou milho. Sempre que houver um intervalo de mais de três a quatro horas entre as refeições e antes de dormir, coma um lanche para ajudar a ganhar peso.

A manteiga de amendoim é um bom lanche (HandmadePictures/iStock/Getty Images)

Aumente o consumo de bebidas

Em vez de beber água com as refeições, beba suco puro ou leite para adicionar calorias. Ao adicionar uma colher de concentrado proteico ou até mesmo de leite em pó em um copo de leite, você aumenta ainda mais suas calorias. Faça smoothies ou frapês para a sobremesa ou para lanchar antes de dormir. Para deixá-los com mais calorias, misture frutas, uma colher grande de manteiga de amendoim, concentrado proteico e iogurte integral ou sorvete.

Os smoothies são uma forma saudável de consumir muitas calorias (olvas/iStock/Getty Images)
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Referências

Recursos

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