Alimentos que causam tendinite

Escrito por julie powers | Traduzido por fernanda lemi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alimentos que causam tendinite
O abacaxi é rico em uma enzima natural que ajuda a curar a tendinite

A tendinite envolve a inflamação e o inchaço dos tendões, as faixas fibrosas que conectam os músculos aos ossos. Essa inflamação comumente é causada por excesso de uso dos tendões em atividades físicas repetitivas, e geralmente está relacionada à esportes ou exigências no trabalho. Porém, alguns alimentos específicos podem causar tendinite. Isso geralmente envolve uma dieta rica em alimentos que produzem ácidos (ao contrário dos alimentos que produzem bases), que pioram ou contribuem com a inflamação dos tendões do corpo.

Outras pessoas estão lendo

Nossos ancestrais

Houve uma grande mudança na nossa dieta atual quando comparada àquela de nossos ancestrais, eles tinham uma dieta neutra e saudável composta por alimentos alcalinos (básicos), que possuíam poucos ácidos, como legumes, frutas e proteínas magras. Hoje, as nossas dietas altamente ácidas são parte do nosso estilo de vida moderno e tecnicamente avançado, pois somos dependentes de "fast food" e alimentos congelados. Atualmente, ingerimos alimentos prejudiciais que possuem aditivos, óleos hidrogenados, óleos refinados, xarope de milho, alimentos fritos e cafeína. Essa alimentação rica em ácidos pode levar à condições perigosas como a tendinite.

Carnes, peixes, laticínios e grãos

Os grupos das carnes, dos peixes, dos laticínios e dos grãos contêm alimentos que produzem níveis altos de ácidos. A seguir estão alguns produtos do grupo das carnes que devem ser evitados para se prevenir a tendinite: carne enlatada, fígado, linguiça, frios, picanha, salame, pastrami e vitela. Os peixes a serem evitados são a truta, o bacalhau, o arenque e o eglefim. Entre os laticínios, mantenha distância do queijo cheddar, gouda, cottage, parmesão, gemas de ovos e queijos processados. Os grãos a serem evitados são a aveia, arroz integral, farinha de centeio, farinha de trigo, macarrão feito de ovos e espaguete comum e integral.

Frutas e legumes

Quase todas as frutas e legumes são altamente recomendadas em uma dieta para tratar tendinite. Esses alimentos possuem poucos ácidos e são ricos em nutrientes, vitaminas e fibras. As frutas recomendadas para comer são o abacaxi, mamão, groselha-preta, kiwi, usa passa, morangos, bananas, damasco e maçã. Especialmente o abaxi é rico em enzimas naturais anti-inflamatórias chamadas de bromelinas, que auxiliam a curar a tendinite. Os legumes recomendados são o espinafre, a couve-flor, o brócolis, cenouras, aipo, tomates e abobrinha.

Vitaminas, suplementos e ervas

Outras alternativas naturais para tratar a tendinite são certas vitaminas, suplementos e ervas. Vitaminas importantes para ingerir são a vitamina D (diminui a dor e a disfunção física), a vitamina C (estimula a produção de colágeno e ajuda a reparar rompimentos nos tendões), a vitamina E (auxilia na produção de colágeno e reduz a formação de cicatrizes), a vitamina A (ajuda os tendões a evitar os danos dos radicais livres) e o cálcio e o magnésio, que auxiliam a aliviar a dor da tendinite. As ervas recomendadas e que podem ser compradas em lojas de alimentos saudáveis incluem a cevada verde e a cúrcuma (ambos agentes anti-inflamatórios), a beldroega e a equinácea (ambos contêm magnésio, bom para o tecido conjuntivo).

Dietas veganas e orgânicas

Se você sofrer de tendinite crônica que parece não melhorar com os tratamentos mencionados acima, talvez seja uma boa ideia tentar uma dieta vegana e/ou uma dieta rica em alimentos orgânicos. As dietas veganas ajudam as pessoas a diminuir a pressão sanguínea e o colesterol, que auxilia na redução do inchaço e na cicatrização de lesões. Além disso, os alimentos orgânicos são importantes porque são alimentos frescos, que não perdem suas vitaminas e minerais importantes durante o processamento. Ainda, na dieta orgânica não há adição de gorduras, açúcares, conservadores, pesticidas ou antibióticos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível