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Alimentos que contêm estatinas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As estatinas foram descobertas em 1971 por pesquisadores japoneses. Elas reduzem o colesterol no sangue, por interferir com uma proteína que controla sua produção no fígado. A maior parte do colesterol do corpo é fabricado no fígado. Como muitos medicamentos, as estatinas produzem inúmeros efeitos colaterais, mas, felizmente, existem fontes naturais que são menos propensas a criar efeitos colaterais indesejáveis.

Alguns alimentos comuns contêm estatinas (healthy foods image by Steve Lovegrove from Fotolia.com)

Maiores fontes

Os alimentos com os níveis mais altos de estatinas incluem cogumelos ostra e levedura vermelha de arroz. Os cogumelos ostra sem haste crescem em troncos de árvores, e têm lugar de destaque na culinária chinesa; eles são o principal componente dos molhos de ostra. A levedura vermelha de arroz é cultivada à maneira de monascus purpureus, semelhante a um processo de fermentação. A levedura vermelha de arroz é vendida em lojas de medicina chinesa como um medicamento para baixar o colesterol. A própria levedura vermelha -- sem o arroz -- também é vendida, mas não é recomendada porque tem todos os efeitos colaterais associados às estatinas farmacêuticas. A levedura vermelha é o corante usado no "pato laqueado".

Produtos da soja

Todos os produtos da soja contêm estatinas e esta é uma das razões pelas quais os asiáticos têm níveis mais baixos de colesterol do que os não-asiáticos. É também por isso que a dieta japonesa é recomendada para pessoas que sofrem de colesterol alto. O "tempeh" é um produto de soja feito em placas ou tijolos com grãos integrais embutidos. O "tempeh" de arroz vermelho é especialmente rico em estatinas. As estatinas naturais evitam os efeitos secundários associados às estatinas farmacêuticas. Esses efeitos secundários incluem dores musculares e, por vezes, lesão muscular. É raro, mas às vezes as estatinas farmacêuticas podem causar danos aos olhos.

Grãos

Os cereais integrais são ricos em fitosteróis, ou estatinas biológicas, que não têm efeitos colaterais. O processamento destrói a maioria dos fitosteróis. O germe de trigo é a melhor fonte de fitosteróis entre os grãos, ele contém cerca de 200 mg em uma porção de meia xícara. O farelo de aveia contém cerca de 1/3 da quantidade e o farelo de arroz, o pão integral e o pão de arroz integral contêm um pouco menos. Óleos feitos a partir de grãos, tais como óleo de farelo de arroz, óleo de sésamo, óleo de semente de linhaça e óleo de canola são muito ricos em fitosteróis. Cada um destes contém cerca de 100 mg por colher de sopa.

Frutas e vegetais

Muitas frutas e verduras contêm esteróis e estanóis que trabalham juntos para produzir estatinas naturais. Os mais altos níveis deles vêm da beterraba e da couve de Bruxelas. Outros vegetais que contêm níveis significativos de esteróis e estanóis incluem couve-flor, cebola, legumes, couve e inhame. As frutas com os mais altos níveis de esteróis e estanóis são maçãs e laranjas. Outras frutas ricas em esteróis e estanóis incluem amoras, bananas, cerejas e peras.

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