Saúde

Alimentos que contêm lipídios

Escrito por juan ramirez | Traduzido por vanessa arnaud
Alimentos que contêm lipídios

Algumas carnes são ricas em lipídios

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Lipídios são uma forma de gordura, encontrada principalmente em carne e laticínios. São necessários para o cérebro e o funcionamento geral do corpo; porém, um excesso do consumo pode causar níveis elevados de colesterol, que pode resultar no enrijecimento das artérias, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. Alimentos ricos em lipídios devem ser consumidos com extrema moderação, e devem ser ingeridos juntamente com alimentos não lipídicos que possam balancear o efeito de aumento do colesterol.

Outras pessoas estão lendo

O que são os lipídios?

Os lipídios são popularmente conhecidos como gorduras, em termos de dieta. Mais especificamente, são compostos orgânicos que consistem principalmente em hidrogênio e carbono. Ainda que seja correto se referir aos lipídios como gorduras, é mais específico chamá-los de gorduras saturadas. As gorduras saturadas são comumente encontradas em laticínios. Grandes quantidades de gorduras saturadas podem ser encontradas na carne vermelha. Dietas ricas neste tipo de gordura aumentam os níveis de colesterol, e este é o motivo pelo qual é interessante controlar a ingestão diária de carnes vermelhas e laticínios. Por outro lato, as gorduras insaturadas podem reduzir o colesterol sanguíneo. Este tipo de gordura pode ser encontrado em vegetais, legumes, castanhas, grãos e peixes.

Para quais funções os lipídios servem?

Quando os lipídios se juntam a proteínas e carboidratos, podem constituir células animais e vegetais. De acordo com o website Wisegeek, os lipídios servem para três funções principais: armazenamento de energia, constituição da membrana plasmática e constituição de hormônios e vitaminas no corpo. Além disso, os lipídios são encontrados no tecido adiposo, um tipo de tecido conjuntivo que serve para o armazenamento de energia, e um tipo de proteção ao redor dos órgãos vitais. O tecido adiposo também retém o calor do corpo para mantê-lo mesmo quando o ambiente está muito frio.

Alimentos ricos em lipídios: fígado

O fígado é um prato comum, rico em ferro e vitaminas do complexo B, mas também é rico em lipídios. A carne deste órgão, comum em patês ou utilizada em bifes acebolados, pode ser substituída por alternativas mais saudáveis. Alimentos ricos em ferro e gorduras insaturadas incluem espinafre, aspargos, repolho, mostarda-castanha, couve e brócolis. Grãos como aveia, cereais e arroz também são ricos em ferro. Fontes alternativas de vitamina B incluem lentilhas, batatas, atum, tempeh, pimenta, melaço, aveia, cevada, trigo, abacate e banana.

Alimentos ricos em lipídios: ovos

Os ovos são uma excelente fonte de proteínas. Infelizmente, também são ricos em lipídios, e podem elevar os níveis de colesterol se consumidos com muita frequência. A indicação da FDA é evitar consumir mais de cinco ovos por semana. Para aqueles que adoram ovos e querem consumi-los mais do que o recomendado, comer apenas a clara pode funcionar, uma vez que o colesterol é armazenado na gema. Há uma grande abundância de produtos feitos apenas da clara do ovo que podem ser encontrados em supermercados. Como um substituto para os ovos na culinária, muitas lojas de alimentos saudáveis oferecem alternativas saudáveis, como um pó à base de tapioca que dão aos alimentos a mesma consistência esponjosa e úmida que os ovos conferem.

Alimentos ricos em lipídios: óleos de cozinha

Manteiga, óleo de dendê e óleo de coco são ricos em colesterol e gorduras saturadas. Há uma grande variedade de óleos saudáveis, com menor conteúdo lipídico, como óleo de oliva, óleo de girassol e óleo de soja. O óleo de oliva extra-virgem, em especial, é muito popular e versátil na culinária, fácil de obter e extremamente saudável (infelizmente, esta popularidade acaba sendo refletida no preço). Em receitas que podem manteiga, substitua por óleo de oliva extra-virgem.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media