Alimentos contendo flavonoides que aumentam os níveis de testosterona

Escrito por mike mann | Traduzido por bruna leoncio
Alimentos contendo flavonoides que aumentam os níveis de testosterona

A toranja é uma ótima fonte de flavonoides

Image by Flickr.com, courtesy of John Steven Fernandez

Conforme o homem envelhece, os níveis de testosterona do seu organismo vão diminuindo. Isso causa uma variedade de mudanças físicas que a maioria dos homens acha desagradável. Para evitar esse declínio, muitos deles procuram fazer uma terapia de testosterona para recuperar pelo menos um pouco do vigor da juventude. As alternativas naturais estão se tornando bastante populares e as mais promissoras são aquelas que contêm flavonoide, que pode ser encontrado em diversos alimentos.

Outras pessoas estão lendo

Informações

A testosterona, produzida nos testículos, é o hormônio dominante masculino que também funciona como um anabolizante natural responsável pelo desenvolvimento de características como pelo facial e corporal, e força e crescimento muscular. A testosterona possui ainda um papel importante na produção de esperma e afeta a libido e a performance sexual. Níveis adequados desse hormônio ajudam a preservar a densidade óssea e contribuem para uma sensação geral de bem-estar.

Importância

A diminuição de testosterona conforme a idade aumenta é inevitável, embora a genética e alguns problemas de saúde também possam ser os causadores. Com a diminuição dos níveis desse hormônio, os homens começam a sentir fadiga, irritabilidade, depressão, incapacidade de concentração, perda de densidade óssea e de desejo sexual, e disfunção erétil.

Tratamento

Os tratamentos para os baixos níveis de testosterona incluem produtos devidamente aprovados pelos órgãos competentes, tais como injeções, géis ou emplastros. Alternativas naturais com alimentos e suplementos contendo flavonoides também vêm demonstrando eficácia. De acordo com o Jornal de Alimentos Medicinais de maio de 2002, estudos comprovaram que houve uma melhoria significativa na função sexual de ratos que receberam flavonoides, juntamente com um aumento da contagem de espermatozoides e um maior potencial de fertilização.

Alimentos

Image by Flickr.com, courtesy of John Steven Fernandez

Balz Frei, professor e diretor do Instituto Linus Pauling, diz que os flavonoides podem ser encontrados principalmente em frutas e legumes. De fato, eles geralmente dão cor a esses alimentos — como o amarelo dos limões e o vermelho das maçãs. Café, chá branco e verde, salsinha, vinho vermelho e branco, cerveja, mel, legumes e chocolate escuro também têm quantidades significativas de flavonoides. Alimentos com a maior concentração desses compostos incluem legumes de cor verde, cebolas, maçãs, bagas e todas as frutas cítricas (laranjas, tangerinas, toranjas, etc).

Benefícios adicionais

Comer alimentos ricos em flavonoides não apenas ajuda a aumentar os níveis de testosterona, mas traz outros benefícios à saúde. Balz Frei afirma que os flavonoides podem também induzir mecanismos que ajudam a matar as células cancerígenas e inibir a incursão do tumor. Frei também diz que esses compostos ajudam a manter os vasos sanguíneos saudáveis e relaxados, o que previne inflamações e, consequentemente, diminui a pressão arterial, evitando assim uma doença cardíaca.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media