Que alimentos uma pessoa com diabetes e doença celíaca pode comer?

Escrito por juliet harpe Google | Traduzido por giovana moretti
Que alimentos uma pessoa com diabetes e doença celíaca pode comer?

É necessário saber quais alimentos podem ser consumidos para que as doenças não se agravem

Microsoft Office Clips

Se você sofre de diabetes e doença celíaca, saber o que pode e não pode comer é crucial. Felizmente, controlar sua dieta não exige um mestrado em nutrição. Para os diabéticos, basta entender que o índice de glicemia lhe permite escolher alimentos que mantenham o açúcar do sangue sob controle. Para aqueles que sofrem da doença celíaca, saber quais alimentos contêm glúten pode fazer a diferença entre uma boa nutrição e uma dor de estômago, ou algo pior. Para aqueles que têm ambas as condições, as restrições dietéticas podem parecer assustadoras, mas se você tiver um pouco de conhecimento sobre o assunto, poderá fazer escolhas saudáveis e impedir que as doenças afetem sua vida mais do que já o fazem.

Outras pessoas estão lendo

Diabetes e a doença celíaca

O diabetes é uma condição médica que ocorre quando o corpo não é mais capaz de produzir o hormônio insulina. A insulina converte açúcares e amidos dos alimentos em energia para o corpo. A doença celíaca, por sua vez, é caracterizada por uma reação tóxica no intestino delgado quando a pessoa ingere glúten, uma proteína presente em muitos tipos de grãos. Essa reação causa danos ao intestino, prejudicando o processo de digestão.

Índice de glicemia

Os diabéticos precisam consumir alimentos que tenham baixos índices glicêmicos, um indicador do quanto o alimento aumenta os níveis de glicose. Se você comer um alimento rico em glúten, ele deve ser combinado com outro que possua baixo índice glicêmico. Alimentos ricos em gorduras e fibras tendem a diminuir a glicose de outros alimentos consumidos com eles. Amadurecimento, processamento e métodos de cozimento, todos influenciam o índice glicêmico. Quanto mais maduro, mais processado e cozido um alimento é e mais alta é a glicemia presente nele.

Alimentos para diabéticos

Alimentos com baixos índices glicêmicos incluem trigo 100% integral ou pão de centeio integral, farinha de aveia (de preferência em flocos ou em pedaços grossos), farelo de aveia, arroz convertido, cevada, batata-doce, milho, inhame, ervilha, legumes, lentilhas, a maioria das frutas e vegetais sem amido, e cenouras. Alimentos com índice glicêmico médio incluem trigo integral, pão sírio de centeio, aveia de cozimento rápido, arroz basmati, silvestre ou marrom, e cuscuz. Alguns alimentos que devem ser comidos apenas ocasionalmente ou combinados com outros que tenham baixo índice glicêmico são pão branco e biscoitos, cereais, aveia, arroz curto-grão, macarrão e queijo, batatas brancas, biscoitos, bolos de arroz, pipoca, melão e abacaxi. A Associação Americana de Diabetes recomenda que alimentos adoçados com açúcar ou outros adoçantes façam parte de seu plano de alimentação conforme você trabalha com outros carboidratos.

Glúten

Pessoas com doença celíaca precisam ficar longe de alimentos que contenham glúten. Muitas embalagens agora indicam se um alimento é livre de glúten. Alimentos que contenham certos grãos ou tenham sido feitos com tais grãos têm essa proteína e podem causar uma reação séria a pessoas que tenham intolerância a ela. Entender os rótulos dos alimentos é importante para evitar aqueles que possam conter glúten. Tenha cuidado com qualquer coisa que contenha trigo em quaisquer de suas formas, como o trigo duro, faro, graham, kamut, sêmola e espelta. Também fique atento aos alimentos que contenham ou sejam feitos com centeio, cevada e triticale. Livre de trigo não significa livre de glúten. Alguns alimentos parecem não ter glúten, mas a proteína pode se esconder em alimentos como barras de cereal, imitações de bacon, marinadas, alimentos processados, molho de soja, hóstias, medicamentos sem prescrição e suplementos nutricionais. Verifique com o fabricante em caso de dúvida.

Alimentos livres de glúten

Grãos que não contêm glúten podem ser consumidos por pessoas com a doença celíaca. São eles: arroz, milho, soja, batata, tapioca, feijão, quinoa, painço, trigo sarraceno, araruta, amaranto, teff, farinha de linhaça e nozes. Também é possível encontrar aveia sem glúten para comprar. A maioria das bebidas destiladas alcoólicas e vinagres, embora feitos de grãos que contêm glúten, são seguros para as pessoas com doença celíaca, já que os peptídeos do glúten são grandes demais para transitar para o produto durante a destilação. No entanto, vinhos, cervejas e vinagres feitos destes grãos que não foram destilados possuem glúten.

Dietas para diabetes e doença celíaca

Pessoas que tenham diabetes e doença celíaca devem comer alimentos livres de glúten e que tenham baixo índice glicêmico. Você pode comer regularmente aveia; arroz basmati, silvestre ou marrom; cuscuz; arroz convertido; batata doce; milho; inhame; ervilha; legumes; lentilha; a maioria das frutas e vegetais sem amido; e cenouras. Embora pessoas com doença celíaca possam tomar bebidas alcoólicas destiladas, estas possuem índices glicêmicos altos e não são recomendadas para quem tem diabetes.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media