Alimentos dietéticos para a vesícula biliar

Escrito por lee morgan | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alimentos dietéticos para a vesícula biliar
Refeição saudável (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Quando o fígado produz a bílis, ela é armazenada na vesícula biliar, onde se concentra e é enviada para o intestino delgado para ajudar na digestão. Quando o excesso de colesterol é separado da bílis, se formam os cálculos biliares. Isso pode causar uma doença na vesícula biliar ou sua completa remoção. Viver com a doença, ou sem a vesícula biliar, significa que você tem que pensar um pouco mais sobre o que come, porque seu corpo pode já não ser capaz de digerir os alimentos (especialmente gorduras) da maneira como deveria. Cortar certos alimentos pode ajudar a eliminar os sintomas e criar, simultaneamente, um estilo de vida mais saudável.

Outras pessoas estão lendo

Orientações sobre gorduras

A dieta de restrição de gordura projetada especificamente para a doença da vesícula biliar por Wake Surgical Specialists recomenda limitar a gordura total para 25 g ou 50 g por dia, dependendo da preferência do paciente. A dieta de 25 g consiste em 100 g de carne ou substitutos magros por dia. A dieta de 50 g permite 170 g de carne magra ou substitutos da carne, além de três a cinco porções de gordura por dia.

Alimentos dietéticos para a vesícula biliar
Carne magra (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Bebidas

As bebidas não estão excessivamente limitadas na dieta. O leite desnatado, o soro de leite, o leite em pó e o leite em pó desnatado são recomendados. Também recomenda-se para pacientes da vesícula biliar café, chá e outras bebidas que não contêm laticínios.

O leite integral, o leite com chocolate, o creme de leite, a gemada, milk-shakes e bebidas alcoólicas não são recomendados.

Alimentos dietéticos para a vesícula biliar
Leite no copo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Vegetais

Se você gosta de legumes, não há muitas restrições para a dieta, com a exceção da forma com que eles são preparados. O Wake recomenda uma dieta da vesícula em que todos os vegetais que são frescos, congelados ou em conserva e preparados sem gordura, óleo, creme ou molhos de queijo estão recomendados. Se os vegetais estão amanteigados, cremosos ou fritos, a gordura diária permitida deve ser levada em consideração.

Alimentos dietéticos para a vesícula biliar
Cozinhe vegetais (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Frutas

A fruta é quase sempre recomendável para manter a necessidade de visitas ao médico longe, e portadores de doenças da vesícula biliar podem seguir essa regra, bem como com algumas exceções. O teor de gordura do abacate e coco, junto com o alto teor de açúcar das bananas, não são recomendados.

Alimentos dietéticos para a vesícula biliar
Maçãs (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Carnes

Seria fácil supor que a carne esteja fora da dieta para as pessoas preocupadas com a vesícula biliar, mas nada poderia estar mais longe da verdade. Enquanto os cortes corretos de carne e os métodos adequados de preparação são seguidos, não há problema em comer carne de vaca, frango, porco, peixe, cordeiro e até cachorros-quentes.

Coma peito de frango sem pele, cortes de carna escolhidos pelo USDA, como picanha, filé mignon, alcatra assada, bisteca, chuleta e carne moída rotulada de 95% de carne magra. Evite carne escura de frango, pato, ganso ou de qualquer ave doméstica que possua pele. Além disso, evite os principais cortes de carne segundo o USDA, costelas e carne enlatada ou outra forma de cortes de carnes pesadas.

Coma presunto magro, bacon canadense, lombo de porco, costeletas e carne suína ou cachorros-quentes rotulados de 96% livre de gordura ou mais. Evite salsichas, entrecosto de porco e outras carnes de maioria suína incluindo a mortadela, o salame e pimento.

Alimentos dietéticos para a vesícula biliar
Peito de frango (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível