Alimentos que elevam a glicose

Escrito por jenn foreacre | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alimentos que elevam a glicose
A glicose viaja pelo sangue até chegar às células do corpo (Siri Stafford/Photodisc/Getty Images)

A glicose é um tipo de açúcar que o corpo utiliza como fonte principal de energia. Ela é obtida a partir de alimentos, de áreas de armazenamento no organismo chamadas glicogênio e até mesmo da produção do fígado. Essa substância viaja por todo o corpo na corrente sanguínea e seu nível lhe dirá a quantidade presente no seu corpo. Se precisar manter seu nível de glicose no sangue sob controle, é importante saber que tipos de alimentos são altamente glicêmicos - ricos em glicose.

Outras pessoas estão lendo

Glicose nos alimentos

Você deve saber que existem três tipos de carboidratos nos alimentos e é a partir deles que a glicose é formada. Esteja alerta aos alimentos ricos em açúcar e amido, uma vez que ambos elevam os níveis de glicose no sangue. A fibra dietética é o terceiro tipo de carboidrato, mas não aumenta os níveis de glicose.

Índice glicêmico

O índice glicêmico ou IG é usado para medir o efeito que um alimento contendo carboidratos tem sobre o nível de glicose no sangue. Os alimentos são classificados com base na comparação a um alimento de referência: como o pão branco ou a glicose em si. Quanto maior o índice glicêmico, mais o alimento elevará o nível de glicose no sangue.

Alimentos com alto índice glicêmico

Geralmente, quanto mais processado um alimento, maior será o seu teor de carboidratos. A American Diabetes Association afirma que as frutas maduras e as verduras, o suco processado, o purê de batatas e as massa cozidas têm um índice glicêmico mais elevado do que as frutas não maduras e os legumes, os sucos naturais, as batatas assadas e as massas al dente.

Os alimentos comuns que têm um alto índice glicêmico são o pão branco, os biscoitos e qualquer outro tipo de pão feito de grãos refinados, farelo e flocos de milho e cereais, arroz branco de grão curto, macarrão embalado e misturas de queijo, abóboras, batatas avermelhadas, pipoca, bolachas água e sal, melões e abacaxis. Biscoitos, batatas fritas, lanches açucarados, energéticos e refrigerantes açucarados também são altamente glicêmicos.

Outra coisa a ter em mente é que existem muitos alimentos nutritivos que têm um índice glicêmico mais elevado do que os alimentos com pouco ou nenhum valor nutricional. A farinha de aveia, por exemplo, é um item nutritivo do café da manhã, no entanto, contém mais carboidratos que elevam a glicose que o chocolate.

Como qualquer nutricionista pode dizer, gerenciar o seu nível de glicose requer muita atenção a todo tipo de alimento que se escolhe para comer. É importante equilibrar as necessidades nutricionais de carboidratos com moderação. Controle as porções e, para complementar uma dieta bem equilibrada, faça exercícios rotineiramente e controle o seu nível de glicose no sangue.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível