Em que alimentos são encontrados os lipídios?

Escrito por rachel vega | Traduzido por luiz neves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Quanto maior o conteúdo de gordura de uma comida, mais rico o seu sabor. É por isso que comidas que contém lipídios são normalmente consideradas mais saborosas do que as versões sem gordura. Infelizmente, abusar dos alimentos que são ricos em lipídios pode fazer uma pessoa ganhar peso e aumentar o risco de doenças do coração.

Outras pessoas estão lendo

Fatos

Os lipídios são um tipo de composto orgânico classificados pelo fato de que nenhum deles é solúvel em água. Eles são: gorduras e óleos comestíveis (triglicerídeos); fosfolipídios, como a lecitina; ceras derivadas de animais ou plantas; esfingolipídeos (substâncias do tecido cerebral e do sistema nervoso); Colesterol; Alguns esteroides e carotenoides. Os lipídios contém mais do que o dobro das calorias por unidade de peso do que as proteínas e carboidratos. Lipídios sólidos são classificados como gorduras, e lipídios líquidos são óleos; os dois podem ser combinados. Os lipídios comestíveis podem ser derivados naturalmente de animais ou plantas, ou criados sinteticamente.

Líquidos

Todos os óleos comestíveis, saturados ou insaturados, são lipídios. Os óleos comestíveis incluem canola; milho; semente de algodão; semente de uva; avelã; linhaça; oliva; semente de gergelim; soja; sementes de girassol e nozes. A lecitina na forma de óleo é também um lipídio, como a soja, o amendoim ou o óleo de milho. Os óleos marinhos também são incluídos — eles são: fígado de bacalhau, arenque, sardinha, tubarão, baleia e outros. Os lipídios dos laticínios incluem creme e leite.

Sólidos

As gorduras são lipídios que são sólidos na temperatura ambiente, tanto os baseados em animas quanto em plantas, naturais ou processados. Alguns exemplos são: gordura, banha, sebo, margarina, manteiga de cacau, óleo de semente de palma e óleo de coco. Os substitutos da manteiga de cacau, como as manteigas de karité e illipê, também são lipídios. Laticínios sólidos também estão incluídos, como a manteiga, creme de leite, chantilly, sorvete e queijos de todos os tipos.

Muitos produtos lácteos também podem ser encontrados em variações sem gordura.

Equívocos

Qualquer comida que contenha ou que tenha sido prepara com um ou mais tipos de óleo, banha, lecitina, gordura ou gordura do leite contém lipídios. Alguns molhos preparados que foram feitos com essas gorduras: maionese, molho holandês, molho béarnaise, molho béchamel, manteiga clarificada e molhos para salada. Chocolates, salgados assados e bolos de qualquer tipo contém lipídios. Os alimentos que são naturalmente ricos em gordura são: carne de boi, carne de porco, pato (incluindo foie gras), pele de aves, alguns peixes (cavala, salmão, peixe-espada, truta, entre outros), abacate, nozes e azeitonas. Ou seja, só porque um alimento não leva uma camada de óleo no preparo não significa que ele não contenha lipídios.

Considerações

Além de fazer a comida ter um gosto melhor, os lipídios também facilitam o douramento, que é o motivo da manteiga ser algumas vezes usada para bater a comida. Entretanto, às vezes a gordura deve ser limitada para evitar uma sensação ou gosto muito gorduroso. Retire a gordura congelada de estoques ou despeje o óleo em excesso antes de fazer um molho de panela. Além disso, o colesterol e outras gorduras tendem a aumentar os níveis colesterol LDL no seu corpo, aumentando o risco de problemas cardíacos. Limite os alimentos que contém esse tipo de gordura para diminuir o risco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível