Alimentos que são fontes de serotonina

Escrito por judy bruen | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alimentos que são fontes de serotonina
Saiba que alimentos são fontes naturais de serotonina (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A serotonina, um neurotransmissor no cérebro, influencia no humor e nos hábitos de sono. Quando seus níveis estão baixos, uma pessoa pode sofrer com sentimentos de depressão ou tristeza. Níveis elevados de serotonina são associados com humores melhores e menos ansiedade e depressão. Triptofano, ácidos graxos ômega 3, carboidratos complexos e vitamina B6 possuem papéis essenciais no desenvolvimento de serotonina. Coma vários alimentos para ajudar seu corpo a produzir e processar a serotonina necessária.

Outras pessoas estão lendo

Alimentos com triptofano

Para a produção de serotonina, incorpore alimentos que possuem triptofano em sua dieta. O triptofano, um dos 10 aminoácidos essenciais, é um pré-requisito necessário para a produção de serotonina. Alimentos que contêm esse aminoácido incluem carne vermelha, leite, requeijão, queijo de corda, queijo provolone, queijo suíço, iogurte, sementes, bananas, soja, tofu, produtos de soja, atum, amêijoas, ostras, siris e peru. Consuma ovos brancos, spirulina, queijo cheddar, costeletas de porco, cordeiro e batatas para aumentar sua ingestão de triptofano.

Alimentos com ácidos graxos ômega 3

Os ácidos graxos ômega 3 aumentam os níveis de serotonina. O peixe contém um alto teor de ácidos graxos. Coma sementes de linho, nozes, salmão, soja, vieiras, abóbora, tofu cru, camarão e linguado. Outras fontes incluem cavalinha, bacalhau, peixe-espada, siri, lagosta, noz-pecã, papoula e gergelim. Óleos com ácidos graxos ômega 3 incluem óleo de nozes, de soja, de semente de linho, de canola, de fígado de bacalhau, de oliva e de sardinha. Coma espinafre, folhas de beterraba, couve, mostarda, alface roxa, alface verde e acelga.

Carboidratos complexos

Os carboidratos possuem um papel importante na formação de serotonina. Para promover a produção, coma pão integral, macarrão integral, pipoca, arroz integral, bulgur, cuscuz, quinoa, batatas doces e salgadinhos integrais. Fontes adicionais incluem grãos de trigo, cevada, painço, grão de bico, feijão branco e preto.

Alimentos com vitamina B6

A vitamina B6 influencia na produção de triptofano no corpo. Alimentos com essa vitamina incluem cereais enriquecidos, aveia, abóbora, espinafre, pimentão, pimenta-jalapenho, pimenta-serrano, pimentão amarelo e repolho. Pimenta em conserva, folhas de abóbora e carne bovina são fontes adicionais de vitamina B6. Coma couve-flor, alho, aipo, aspargo, cogumelos, brócolis, couve, couve-de-bruxelas e acelga para mais vitamina B6.

Alimentos que diminuem a serotonina

O álcool é um calmante e influencia na produção de serotonina do corpo. Ele diminui os níveis de triptofano no corpo, diminuindo, assim, a produção de serotonina. O álcool pode ser encontrado na cerveja, licor e vinho. A ingestão excessiva de cafeína também interfere na produção de serotonina. Alimentos que contêm cafeína incluem chocolate, chá, café e refrigerante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível