Mais
×

Alimentos para gatos ricos em fibras

Atualizado em 17 abril, 2017

Gatos em estado selvagem costumam ter uma dieta estritamente carnívora, o que significa que comem apenas carne. Como as fibras são formadas por carboidratos, não são consideradas um nutriente essencial para manter seu animal saudável, mesmo que seja um dos principais ingredientes da maioria das rações de gato presentes no mercado.

Uma vez que os gatos são carnívoros, não necessitam de uma dieta rica em fibra (House Cat image by phizics from Fotolia.com)

Rações comerciais de gato

Mesmo que os especialistas não considerem as fibras como sendo um nutriente essencial para os gatos, quase todos os alimentos comercializados contêm algum tipo desse nutriente na forma de milho, casca de arroz, soja, farelo ou amêndoa. De acordo com os veterinários Foster e Smith, elas podem melhorar a função intestinal dos felinos, apesar de não ser necessárias em sua dieta.

Quando uma dieta rica em fibras é necessária

Os gatos que são propensos à doença dos sacos anais geralmente recebem uma dieta rica em fibras para tornar sua evacuação mais eficiente. Seu veterinário pode recomendar uma ração felina com alto teor de fibras ou a adição de um laxante de fibras o alimento do bichano. Se ele arrasta sua região anal no solo, é possível que essa doença seja a causa, entretanto não tente diagnosticá-la por conta própria. Leve seu animal ao veterinário para afastar quaisquer outros problemas de saúde antes de instituir uma nova dieta.

Quando uma dieta rica em fibras é ruim para os gatos

Se o seu gato tiver diabetes felino, pode ser perigoso alimentá-lo com rações ricas em fibras, porque podem tornar os níveis de insulina prejudiciais à saúde. De acordo com a veterinária Lisa A. Pierson do site Cat Info, uma dieta baixa rica em proteínas e pobre em carboidratos é a opção mais saudável para os gatos portadores dessa doença, uma vez que normalizará os níveis insulínicos e ajudará na perda de peso.

Fibra em alimentos enlatados e secos

Embora tanto a ração para gatos úmida quanto as secas contenham carboidratos, os alimentos secos possuem uma quantidade maior desses nutrientes. Podem conter até 50% de fibras e outros carboidratos. Uma vez que os dentes dos felinos são projetados para mastigar carne, a comida mais dura às vezes causa problemas dentários quando pedaços ficam aderidos aos mesmos, provocando cáries. Dr. Marcus Brown, veterinário da Capital Cat Clinic, recomenda os alimentos enlatados aos secos por serem mais proteicos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article