Alimentos sem glúten e trigo

Escrito por marie mulrooney | Traduzido por césar campos
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Alimentos sem glúten e trigo
Trigo não é a única fonte de glúten (Wheat image by Winks from Fotolia.com)

Vários motivos podem impedi-lo de comer trigo. Você pode ser sensível ao trigo ou ao glúten, uma proteína encontrada também na cevada e no centeio. A sensibilidade ao glúten é conhecida como doença celíaca. Todos os alimentos que não contêm glúten são, por necessidade, sem trigo. Mas o inverso não é necessariamente verdadeiro. Se você é sensível ao glúten ou ao trigo, o primeiro passo para se manter saudável é aprender a prestar atenção em todos os ingredientes dos alimentos que você come.

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Massas

A maioria das massas convencionais é feita de trigo. Pode até não aparecer na lista de ingredientes - tome cuidado com palavras similares como semolina e durum, que são tipos de trigo. Muitas massas com sabor, incluindo as chamadas massas veggie ou de espinafre e alguns tipos de macarrão de ovos, também contêm trigo. Portanto, procure por aquelas que são feitas de arroz ou de quinoa, já que, ambas não contêm trigo nem glúten.

Pão

Pão de arroz é uma opção sem glúten. Batata e linhaça são outros ingredientes comuns em pães e em mistura para pão sem esta proteína. Leia os rótulos, cuidadosamente, para certificar-se de que ambos não contêm cevada, centeio ou espelta, que também têm glúten.

Batata chips

Muitos salgadinhos do tipo tortilla chips têm pelo menos um pouco de trigo. Leia os rótulos cuidadosamente para certificar-se de que seus salgadinhos contêm apenas milho, que é sem glúten. Ou experimente batatas fritas, chips de batata doces, de beterraba, de arroz ou feitos de mandioca, que é uma raiz típica da América do Sul. Cuidado com os itens com o rótulo de "chips vegetais," que muitas vezes contêm farinha de trigo misturada com os legumes.

Sobremesa

Quase tudo que tem crosta está proibido, porque é provável que contenha trigo. Trigo também pode ser utilizado como espessante em algumas geleias de frutas e molhos de vegetais ou recheios. Procure a etiqueta "sem glúten" para ter certeza de que você não corre perigo, caso tenha a doença celíaca. Novamente, o arroz é um substituto, sem glúten, do trigo. Aveia produz uma boa opção de crosta, mas há controvérsia, se a aveia é segura para aqueles que são intolerantes ao glúten. O site "Medical News Today" afirma que estudos recentes mostram que aveia é segura — embora o "Celiac Solution" liste a aveia como um alimento inseguro.

Pizza

É difícil encontrar uma pizza pronta que não tenha trigo. Existem algumas marcas de congelados que vêm com arroz ou milho, em vez do trigo. Se estiver fazendo sua pizza, você terá mais sorte comprando uma mistura de pizza crocante sem glúten — que pode conter as farinhas de arroz, milho, linhaça, soja, feijão ou de nozes.

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