Alimentos livres de ferro

Escrito por angeline oppenheimer | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alimentos livres de ferro
Laticínios, como o queijo, contêm pouco ou nenhum ferro (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

A maioria das pessoas não tem problemas com comidas contendo ferro. Esse mineral é necessário para as proteínas que carregam oxigênio no nosso corpo, como a hemoglobina e mioglobina. Contudo, um problema conhecido como hemocromatose pode interferir na habilidade do corpo de controlar a quantidade de ferro absorvida, e os resultados incluem muito ferro depositado nos órgãos. Isso pode causar intoxicação por ferro, resultando em fadiga, anorexia, tontura, náusea, falta de ar e outros efeitos. Para evitar o excesso de ferro, os pacientes com hemocromatose devem modificar suas dietas, consumindo comidas com pouco ou nenhum ferro, ou comendo alimentos que previnem a absorção de ferro.

Outras pessoas estão lendo

Alimentos pobres em ferro

Há dois tipos de ferro: o ferro heme, encontrado na maioria das carnes, e ferro não-heme, encontrado em plantas e suplementos. O ferro heme é prontamente absorvido, ao contrário o ferro não-heme. Portanto, evitar carnes vermelhas e alimentos ricos em ferro, como bife, carneiro, carne de porco, marisco, salmão, atum, cereais fortificados com ferro e legumes secos é recomendável para aqueles que sofrem de hemocromatose. Ao invés disso, eles devem escolher alimentos contendo pouco ou nenhum ferro, como os laticínios. Esses produtos também contêm cálcio, que ajuda a bloquear a absorção de ferro heme e não-heme. Exemplos incluem o leite, iogurte, queijo e claras de ovos. Tofu, sardinhas, salmão e amêndoas também são ricos em cálcio.

Frutas e verduras

Certas frutas e verduras contêm oxalatos, compostos derivados do ácido oxálico que impedem a absorção do ferro não-heme. Exemplos incluem espinafre, couve, ruibarbo, beterraba, morango e ervas, como o orégano, manjericão e salsa. Eles não só apenas contêm ferro não-heme, que não é prontamente absorvido, como também possuem muitas fibras, outro componente que atrapalha a absorção do ferro.

Alimentos com taninos

Taninos são polifenois de plantas que agem como adstringentes. Eles não são compatíveis com o ferro e agem como inibidores de sua absorção. Os taninos são encontrados em chás pretos, café, vinho, cacau, pimentas, nozes e em frutas, como maçãs, amoras, framboesas e mirtilos. De acordo com o Instituto de Desordens de Ferro, alguns chás e cacau sueco exibem forte atividade contra a absorção de ferro, em alguns casos chegando até 90%. Esses alimentos podem exercer essa capacidade de inibição por até duas horas depois de consumidos.

Alimentos com fitatos

Grãos integrais, legumes, castanhas e sementes contêm fitatos ou ácido fítico. Esses antioxidantes podem se ligar a certos minerais da dieta, como o ferro, zinco, manganês e cálcio, além de impedir a absorção de ferro de 50 a 65%, de acordo com o Instituto de Desordens de Ferro. Alimentos contendo fitatos incluem grãos de soja, castanhas, amêndoas, lentilhas, ervilhas, cereais e grãos integrais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível