on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Alimentos com manose

Atualizado em 17 abril, 2017

A manose é um açúcar de seis carbonos encontrado em várias frutas e legumes. Este açúcar não é encontrado na forma livre em alimentos, mas sim como parte das cadeias de polissacáridos ligadas a uma variedade de proteínas. De acordo com a NYU Langone Medical Center, o organismo pode obter manose a partir da glicose, por isso, não há recomendações nutricionais para esse açúcar.

Mirtilos contêm manose (CGissemann/iStock/Getty Images)

Frutas

Muitas frutas contêm níveis elevados de manose. Estes incluem groselha negra, groselha vermelha, groselha, amora, suco de cranberry, tomate, maçã, pêssego, laranja e mirtilo. Também é encontrada em semente de palma o óleo comestível de palmeiras.

Loading...
Pêssego (arinahabich/iStock/Getty Images)

Vegetais

Os legumes também são uma boa fonte de manose. Altos níveis de manose são encontrados em grãos verdes, repolho, brócolis, berinjela, nabo, grão de café verde, cogumelos shiitake e algas. A manose também é encontrada em goma de alfarroba, a goma extraída da planta de alfarroba, e de goma de guar, a fibra a partir das sementes da planta guar. Na planta de goma de guar e de alfarroba, a manose está na forma de galactomanano, que são polímeros de manose e galactose.

Brócolis (CGissemann/iStock/Getty Images)

Ervas e especiarias

Uma fonte de manose em ervas é a planta de Aloe vera. A Aloe vera contém acemanana, uma cadeia de moléculas de polissacarídeos de manose. Ela também é encontrada na pimenta caiena.

Planta de Aloe vera (Thomas Demarczyk/iStock/Getty Images)

Fontes em graõs e leguminosas

A manose é encontrada em feno-grego. As sementes de feno-grego são pequenas, marrons amareladas, da vagem de uma planta tipo grão. No feno-grego, a manose está na forma de um galactomanano, um polissacarídeo de manose e galactose. A manose também é encontrada na soja, feijão e feijão-de-lima.

Sementes de feno-grego (konok1a/iStock/Getty Images)

Alimentos processados

Os sorvetes comercialmente fabricados contêm manose por causa da presença de alfarroba, ou a goma de alfarroba, e a goma de guar. A goma de alfarroba, ou goma de caroba, é usada no sorvete para melhorar sua textura e reduzir o derretimento. Como a goma de alfarroba é também utilizada no cream cheese, frutas processadas e molhos para saladas, estes alimentos contêm também um certo grau de manose, geralmente na forma de polissacáridos de manose, ou galactomananos.

Sorvete (Dreamer2011/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...