Alimentos recomendados para cálculos biliares

Escrito por lynn farris | Traduzido por tiago tostes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alimentos recomendados para cálculos biliares
Os cálculos biliares podem exigir cirurgia (op image by Falk from Fotolia.com)

O National Institutes of Health (NIH) estima que mais de 20 milhões de americanos possuem cálculos biliares. No entanto, a maioria deles nem sequer sabem que os têm. Estes são denominados cálculos biliares silenciosos ou indolores. Embora seja sempre aconselhável seguir um estilo de vida saudável, no caso assintomático nada precisa ser feito em termos de dieta ou de tratamento médico. Normalmente, se alguém tem sintomas, os médicos irão remover a vesícula biliar e a maioria das pessoas pode voltar a comer os alimentos que deseja depois de removida a vesícula biliar.

Outras pessoas estão lendo

O que são cálculos biliares

Os cálculos biliares são pequenas pedras semelhantes a depósitos que se formam na vesícula biliar, normalmente feitas de colesterol. O fígado produz a bile, que é armazenada nessa vesícula. Quando o alimento é ingerido, especialmente alimentos gordurosos, a vesícula biliar espreme a bile através do duto cístico para chegar no intestino delgado. Por vezes, um cálculo biliar irá entrar no duto, provocando uma crise biliar e dor. Assim, quanto maior a ingestão de alimentos que estimulam a vesícula, maiores são as chances de ter um episódio de dor. Aprender quais as comidas que deve-se evitar ajuda a diminuir o risco de acontecer esse evento.

Quem está em risco de ter cálculos biliares

O lembrete para as pessoas que estão em maior risco de ter cálculos biliares formam os quatro F de fat, forty, female and fertile (obeso, quarenta anos, mulher e fértil). O NIH indica que a obesidade é um fator de risco forte no desenvolvimento de cálculos biliares, especialmente entre as mulheres. conforme o índice de massa corporal sobe, o risco de desenvolvimento de cálculos biliares também aumenta. No entanto, perder peso rapidamente também aumenta as chances de cálculos biliares, e as pessoas cujo peso varia muito têm uma chance maior de desenvolver cálculos biliares. As mulheres são muito mais propensas a terem cálculos biliares do que os homens, assim como as pessoas com mais de 40 anos de idade. As mulheres grávidas também são mais vulneráveis ​​ao desenvolvimento de cálculos biliares.

As pessoas que têm uma história familiar de cálculos biliares têm maior risco de tê-los. Além disso, os nativos americanos são mais suscetíveis. As mulheres que usam estrogênio para gerenciar a menopausa aumentar suas chances de sofrer de cálculos biliares também.

Alimentos que devem ser evitados

Os seguintes alimentos são os mais propensos a causar uma crise de vesícula biliar na maioria das pessoas e deve ser evitado por pessoas em maior risco: Ovos (algumas pessoas podem tolerar cozidos ou ovos levemente cozidos), porco, cebola, aves, leite e laticínios, café, uva, laranja, feijão (excluindo feijão verde), nozes, milho, carnes vermelhas, álcool, gorduras saturadas, hidrogenadas ou óleos parcialmente hidrogenados e gorduras trans. Não frite seus alimentos.

Outros alimentos potencialmente problemáticos para evitar incluem: chá preto, chocolate, sorvete, suco de frutas, margarina, refrigerantes, água de torneira, nabos, repolho, couve-flor, aveia, trigo, cevada, centeio, adoçantes artificiais, conservantes, alimentos refinados e branqueados como a farinha branca. Além disso, você deve evitar fumar, comer em excesso ou comer sob estresse.

Alimentos recomendados

Os alimentos recomendados quando se tem cálculos biliares são os considerados mais saudáveis. Prepare o alimento de forma grelhada, cozida, assada ou escaldando. O uso de caçarolas é benéfico. Alimentos que normalmente não causam problemas incluem: beterrabas, pepinos, feijão verde, quiabo, batata doce, abacate, vinagres, alho, tomates maduros, chalotas, peixes de água fria, limões, uvas, maçãs, morangos, peras, mamão, óleos ômega-3 e óleos vegetais.

Alimentos seguros para comer quando você tem cálculos biliares também incluem: pão, cereais, massas, arroz e batatas. No entanto, é importante prepará-los sem óleos ou gorduras.

Como muitas pessoas eliminam o café, chá, leite e suco de frutas da dieta, uma bebida bom para o café da manhã é o suco de limão na água quente.

Mantendo um diário alimentar

Os alimentos que causam um ataque da vesícula biliar variam de acordo com cada indivíduo. Alguns alimentos parecem ser tolerados por algumas pessoas mas causam problemas a outras. Ao manter um diário alimentar do que você come e dos sintomas que você experimenta, é possível limitar os alimentos que parecem causar mais problemas e evitá-los. Por exemplo, muitas pessoas toleram a água da torneira, ovos cozidos e aves com a pele removida. Algumas pessoas podem tolerar pequenas quantidades de alimentos que devem ser normalmente evitados. Muitas vezes os médicos podem oferecer informações contraditórias e às vezes você vê os mesmos alimentos em listas de alimentos permitidos e em listas de alimentos não recomendados. Então, de certa forma, você tem que determinar o que especificamente causa problemas, a fim de identificar quais são os alimentos que você pode comer enquanto possui tem cálculos biliares.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível