Alimentos recomendados para quem tem hemorroidas

Escrito por túlio pires bragança Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alimentos recomendados para quem tem hemorroidas
Uma dieta para quem sofre de hemorroidas deve saudável (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

As hemorroidas são vasos sanguíneos dilatados que se formam no ânus, podendo ser tanto em sua região interna como na externa. Esse tipo de inflamação pode ser causado por vários fatores, entre eles: esforço físico em excesso, gravidez, flacidez muscular, passar muito tempo sentado, abuso no consumo de álcool ou ingestão de alimentos fortemente temperados e gordurosos. A pessoa que sofre de hemorroidas deve escolher muito bem o que vai comer para não correr risco de piorar ainda mais seu quadro clínico. Quem não segue uma dieta balanceada pode ter problemas intestinais, formar um bolo fecal muito duro e ter ainda mais problemas para evacuar. Confira os alimentos recomendados.

Outras pessoas estão lendo

Fibras

A principal preocupação da dieta de quem sofre com hemorroidas é deixar o corpo sempre hidratado, pois desse modo as fezes saem facilmente, sem dor e desconforto. No mínimo, beba dois litros de água diariamente. Procure sempre ingerir alimentos com bastante fibra, que são essenciais para uma boa digestão e fortalecem o bolo fecal. No café da manhã, opte por ingerir farinha de aveia, pães e cereais integrais, que estimulam os movimentos digestivos. Evite manteiga e outros alimentos gordurosos. No almoço, troque o arroz branco comum pelo arroz integral.

Alimentos recomendados para quem tem hemorroidas
Pães, arroz e muitos grãos integrais ajudam na dieta (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Legumes, verduras e frutas

Legumes e verduras são aliados muito importantes nesse tipo de dieta. Como contêm bastante fibra, ajudam a diminuir a perda da sustentação dos vasos hemorroidários. Além disso, aumentam a proteção contra o câncer de intestino. Tanto legumes como verduras não devem ser preparados no óleo ou manteiga, mas sim cozidos com água e sal. Frutas como pera, melão, ameixa, uvas, pêssego, melancia e manga estão mais do que permitidas. Elas têm um papel importantíssimo no equilíbrio da flora intestinal, já que alimentam as colônias de bactérias benéficas que vivem no intestino grosso. Evite consumir maçãs e bananas-maçã, pois elas podem causar prisão de ventre.

Alimentos recomendados para quem tem hemorroidas
Legumes e verduras sempre devem ser feitos na água e sal (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Hidratação

Procure tomar um copo de água a cada três horas para deixar seu corpo sempre hidratado. A ingestão constante de água é fundamental para que a dieta seja benéfica e o intestino funcione corretamente. Na falta dela, você pode substituir por líquidos, como chás e sucos naturais. Evite bebidas enlatadas como refrigerantes, sucos artificiais ou isotônicos. O consumo de café também deve ser moderado. Passe longe das bebidas alcoólicas, pois elas fazem exatamente o oposto do que seu corpo precisa nesse momento. Mesmo uma cervejinha com os amigos acaba desidratando seu corpo e suas fezes, sendo bastante prejudicial para quem sofre de hemorroidas.

Alimentos recomendados para quem tem hemorroidas
Beba muita água (Jakub Pavlinec/iStock/Getty Images)

O que não comer

Além evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, quem tem hemorroidas deve passar longe de outros alimentos. Carnes, seja de boi, peixe ou frango, devem ser comidas moderadamente. É melhor deixar para visitar a churrascaria quando você estiver plenamente curado. Alimentos enlatados e processados em geral não devem fazer parte da sua dieta. Comidas prontas congeladas, chocolate, vinagre, pimenta, ketchup, mostarda e outros temperos fortes devem ser excluídos do seu dia a dia. Leites e queijos são outros vilões. Se for consumir, que seja em pequenas doses.

Alimentos recomendados para quem tem hemorroidas
Atenção para a lista de alimentos proibidos (Michał Różewski/iStock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível