Alimentos que reduzem o ferro no organismo

Escrito por deirdre denholm | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Alimentos que reduzem o ferro no organismo
Taninos encontrados no chá preto podem interferir na absorção de ferro (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Seu tipo de dieta influencia diretamente na absorção de ferro, um mineral que você precisa para que as células vermelhas do sangue forneçam oxigênio para todo o corpo. A ingestão de determinados alimentos pode interferir na quantidade de ferro que você absorve e a falta provoca uma condição conhecida como anemia, que pode fazer se sentir cansado. Para garantir que você esteja recebendo a quantidade ideal de ferro na sua alimentação, saiba quais são os alimentos que podem interferir na absorção de ferro. De acordo com o Instituto Americano de Saúde (NIH), mulheres entre 19 e 50 anos precisam de 18 mg de ferro diariamente, considerando que os homens na mesma faixa de idade devem ingerir cerca de 8 mg por dia. As mulheres grávidas precisam de cerca de 27 mg por dia, mas, após a menopausa, as mulheres só precisam de cerca de 8 mg cada dia.

Outras pessoas estão lendo

Alimentos não Heme

Seu corpo absorve mais eficientemente o ferro heme do que o ferro não-heme. Este vem de fontes vegetais, ao passo que o aquele se origina somente de carnes. O ferro heme deriva de hemoglobina animal, uma proteína do sangue. As plantas contêm polifenóis e fitatos, que podem interferir na absorção de ferro. No entanto, a ingestão de alimentos ricos em vitamina C pode ajudar a aumentar a absorção de ferro. A vitamina C altera o ferro de uma forma que seu corpo possa absorver. Se você é vegetariano, coma alimentos ricos em vitamina C nas suas refeições.

Taninos

Os taninos, que são encontrados nas plantas, podem bloquear a absorção de ferro. Você encontra a substância, um tipo de polifenol, em chá preto, vinho tinto, chocolate e alguns frutos, como amoras. Café e chá verde contêm quantidades menores de taninos. De acordo com o "Journal of the American College of Nutrition" (Periódico da Sociedade Americana de Nutrição) de fevereiro de 2002, Diane L. McKay (Ph.D.) e Jeffrey B. Blumberg, (Ph.D.) relataram que os taninos impedem a absorção da maioria ferro não-heme e recomendam adicionar limão ao chá ou beber chá entre as refeições. Se você é vegetariano, não consuma alimentos ricos em tanino com suas refeições principais.

Cálcio

O cálcio pode afetar a absorção de ferro, de acordo com um editorial de Leif Hallberg, publicado no "American Journal of Clinical Nutrition", em julho de 1998. Se a absorção de ferro é um problema para você, Hallberg sugere que não coma alimentos com alto índice de cálcio nas refeições principais. Além disso, diz ele, se você precisar de suplementos de cálcio, deverá tomar na hora de dormir. Lembre que medicamentos antiácidos contendo cálcio também podem interferir na absorção de ferro, especialmente quando ingeridos imediatamente após uma refeição.

Fontes de ferro

É melhor incluir o ferro em sua dieta. A ingestão dessa substância em excesso na forma de suplemento pode danificar o seu fígado e coração. Se você tomar um multivitamínico, não tome mais do que a dose diária recomendada. De acordo com o NIH, você pode obter grande quantidade de ferro a partir de fontes de alimentos, como fígado de frango, carne de vaca e peru. Se você é vegetariano ou vegano, pode ainda obter ferro de espinafre, soja, feijão, lentilhas e alimentos fortificados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível