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Alimentos ricos em beta-sitosterol

Atualizado em 17 abril, 2017

O beta-sitosterol, também conhecido como esterol vegetal ou fitoesterol, é um componente químico natural conhecido por seus baixos níveis de colesterol. O fitoesterol abaixa os níveis sanguíneos de colesterol, reduzindo a parcela de gordura absorvida pelo trato digestório. Você pode obter beta-sitosterol através de alimentos naturalmente ricos nele.

O sitosterol é benéfico para a saúde (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Óleos

Muito embora isso quase pareça contraditório, posto que o beta-sitosterol baixa o colesterol, uma porção normal (por volta de 14 g) de margarina inclui cerca de 70 mg de beta-sitosterol. Consumir óleos como os de milho ou de soja é uma forma de obter aproximadamente 95 mg (de uma porção de aproximadamente 224 g) de beta-sitosterol por dia. A gordura vegetal comum também contém fitoesteróis.

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Castanhas e grãos

Uma gama de castanhas e grãos é rica em beta-sitosterol. Muito embora não contenham tantos fitoesteróis, as castanhas e os grãos estão na lista de alimentos mais ricos em beta-sitosterol. Uma porção de aproximadamente 95 g de nozes de macadâmia, nozes-pecã, pistaches, amêndoas, avelãs ou castanhas contém entre 20 e 47 mg de beta-sitosterol. As favas e lentilhas rosas são dois tipos de grãos de leguminosas que também contêm esse componente químico que baixa os níveis de colesterol.

Lanches

O beta-sitosterol não está apenas nas comidas saudáveis. Os salgadinhos à base de milho contêm beta-sitosterol, por volta de 57 mg por porção (em torno de 190 g). Não é tão ruim para algo que tem um gosto tão bom. Para aqueles com um paladar mais adocicado, o chocolate comum também contém por volta de 34 mg de beta-sitosterol por porção (130 g).

Vegetais e frutas

Os salgadinhos de milho não precisam ser comidos sozinhos, uma vez que os abacates contêm uma das mais altas quantias de beta-sitosterol. Um único abacate pode fornecer 95 mg de beta-sitosterol. Purês de batatas, pimentas serranas, coentro e folhas de uva contêm mais de 20 mg de beta-sitosterol. A romã crua e a citronela contêm entre 8 a 10 mg do poder redutor de colesterol do beta-sitosterol.

Beta-sitosterol na dieta diária

A lista acima oferece uma gama de alimentos que podem ser incorporados à rotina com o objetivo de reduzir os níveis de colesterol. Aos interessados em baixar os níveis de colesterol naturalmente, é importante discutir essas opções com um clínico geral para ter certeza de que são ideais para você.

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Referências

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