Alimentos ricos em carboidratos para alpinismo

Escrito por jillian o'keeffe Google | Traduzido por gleice attié
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Alimentos ricos em carboidratos para alpinismo
Alpinistas precisam de carboidratos para terem energia e resistência (climbing image by Terry Reimink from Fotolia.com)

Alimentos transportados por alpinistas e montanhistas precisam ser ricos em energia, além de compactos e tão leves quanto possível. O carboidrato presente ajuda o alpinista a manter os níveis de energia que se esgotam pelo exercício árduo necessário para subir nos picos. Alimentos adequados estão disponíveis em embalagens cuidadosamente projetadas ou podem vir direto do armário da cozinha para dentro da mochila.

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Barras energéticas

Barras energéticas normalmente contêm hidratos de carbono sob a forma de grãos e açúcares, tais como xarope de glicose e mel. Geralmente contêm também gorduras e proteínas sob a forma de frutos ou sementes. A "Climbing" sugere o consumo de gorduras e proteínas associadas aos carboidratos para retardar a digestão e promover uma liberação lenta de energia. Leves e compactas, as barras ocupam pouco espaço em uma mochila.

Alimentos instantâneos

Alimentos instantâneos, como mingau e até mesmo muesli ou granola, são recomendados pela Alpine Ascents Mountaineering School, no Alasca. Os cereais não devem ser açucarados, mas devem ser calóricos. A vantagem de alimentos instantâneos como esses é que o leite ou a água a serem adicionados ajudarão a manter o alpinista hidratado e quente.

Comida desidratada

Outro alimento rico em carboidratos e facilmente transportado em excursões de escalada é a massa, principalmente o macarrão. Acima de 1200 metros de altura, a água ferve a uma temperatura mais baixa do que o habitual, por isso, cozinhar o arroz ou grandes massas demorará mais tempo do que formatos menores de massa. Alimentos liofilizados feitos especialmente para os montanhistas e embalados de forma compacta e leve são uma opção, mas podem ser caros. Proteínas e gorduras devem ser consumidas com as refeições de carboidratos para aumentar a resistência.

Géis

Uma nova forma de obter energia é por meio de energéticos em gel. Eles são carregados de carboidratos na forma de maltodextrina, xarope de arroz, mel ou frutose. Alguns incluem aminoácidos para reduzir a deterioração dos músculos e vitaminas, minerais ou cafeína para manter o alpinista alerta. Os géis são embalados em recipientes moles e leves e alguns podem ser misturados com água para criar uma bebida doce.

Doces

A empresa International Mountain Guides, com sede no estado de Washington, sugere levar doces em uma escalada. Os carboidratos recomendados também incluem barras de chocolate, frutas secas, biscoitos, cereais mistos, pães e frutas frescas para o primeiro dia. Barras de frutas e balinhas também são uma boa escolha. Grãos de café cobertos de chocolate também pode dar um estímulo de cafeína para o dia mais intenso.

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