Alimentos ricos em gordura

Escrito por rosalie a. lacorazza | Traduzido por ana carolina fernandes
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Alimentos ricos em gordura
Certos alimentos ricos em gordura podem ajudar a melhorar sua saúde (nuts on the nut-tree leaves image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Os alimentos ricos em gordura não são todos necessariamente ruins para sua saúde. A gordura pode ser quebrada em gorduras saturadas, insaturadas e trans. Sua ingestão desses tipos de gordura afetarão diretamente a sua saúde. De acordo com a Clínica Mayo, as gorduras insaturadas podem ajudar a reduzir os níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL) - ou "mau colesterol" - no sangue, diminuindo o risco de problemas cardíacos como doença da coronária ou pressão alta, enquanto o alto consumo de gorduras trans e saturadas tem o efeito oposto. Ter conhecimento do tipo de gordura presente em cada alimento ajudará na manutenção de uma dieta saudável.

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Gorduras não saturadas

As gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas são tipos de gordura insaturada, "boa gordura". De acordo com o site da Nutrition VIsta, as gorduras insaturadas são líquidas em temperatura ambiente e podem ser encontradas em nozes, sementes, peixes e óleos derivados de plantas. Os ácidos graxos ômega 3 são um tipo de gordura insaturada que pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas, diabetes e obesidade. Alimentos ricos em gorduras insaturadas incluem frutos do mar, como salmão, atum e camarão; abacates, azeitonas, nozes, grãos de soja, couve-flor, repolho, azeite e óleos de milho, canola e girassol. Embora a gordura insaturada possa melhorar sua saúde, os nutricionistas recomendam que se limite o consumo desses alimentos a no máximo 30 por cento de sua ingestão calórica diária.

Alimentos ricos em gordura
O salmão contém uma grande quantidade de ômega 3 e ácidos graxos saudáveis para o coração (salmon image by cherie from Fotolia.com)

Gorduras saturadas

As gorduras saturadas são sólidas em temperatura ambiente e estão relacionadas aos problemas de colesterol alto. Estão entre os alimentos ricos em gorduras saturadas: porco, vitela, cordeiro, boi, aves, ovos e laticínios como manteiga, leite, queijo e sorvete. Elas podem ser encontradas também em certos produtos vegetais como óleo de palma, óleo de coco ou manteiga de cacau. Essas gorduras devem ser ingeridas o mínimo possível, constituindo não mais do que 10 por cento de sua ingestão diária de calorias.

Alimentos ricos em gordura
Carnes e queijos são ricos em gorduras saturadas (bacon and cheese image by dinostock from Fotolia.com)

Gorduras trans

A gordura trans é formada em um processo químico conhecido como hidrogenação, que transforma óleos líquidos em gorduras sólidas. Traços de gordura trans podem ser encontrados em certos produtos animais como carne de porco, boi e carneiro, de acordo com site da U.S. Food and Drug Administration (FDA). Embora a gordura trans não seja saudável, muitas empresas do setor alimentício usam essas substâncias em seus produtos, pois elas prolongam a sua vida útil, garantindo que o sabor seja mais duradouro. Alimentos ricos em gorduras trans incluem gordura vegetal, margarina, batatas fritas ou frango frito, bolos, doces, biscoitos, petiscos e quaisquer outros produtos industrializados que tenham gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada entre seus ingredientes.

Alimentos ricos em gordura
A gordura trans não saudável pode ser encontrada em alimentos como a batata frita e outras frituras (box of french fries with yellow background image by David Smith from Fotolia.com)

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