Alimentos ricos em níquel

Escrito por laura crawley | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alimentos ricos em níquel
Pessoas com alergia a níquel devem evitar usar panelas e utensílios de cozinha de aço inox (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Você precisa incluir níquel, um mineral essencial, na dieta, mas não em grandes quantidades. Uma pessoa normal consome de 0,3 a 0,6 mg de níquel por dia. Para muitas pessoas, alimentos ricos nessa substância desencadeiam reações alérgicas. O níquel é encontrado em muitas plantas, mas também pode ser transferido para os alimentos através do contato com equipamentos de cozinha de aço inox e através do processo de enlatar os produtos, de acordo com a Fundação Médica MELISA. Pessoas que precisem manter uma dieta com quantidades reduzidas de níquel devem evitar certos alimentos.

Outras pessoas estão lendo

Legumes e nozes

Duas das melhores fontes de proteínas em plantas, feijão e nozes, têm altos índices de níquel. Soja, grão-de-bico, feijão-verde, lentilhas e ervilhas amarelas contêm mais de 0,5 mg de níquel por quilo. Pessoas que não possam ingerir níquel devem evitar, também, amendoins, amêndoas, avelãs e nozes.

Alimentos ricos em níquel
Amêndoas têm um dos índices mais altos de níquel (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Grãos e sementes

Grãos com altos índices de níquel incluem farelos e produtos derivados deles, trigo-sarraceno e, especialmente, aveia e farinha de aveia, de acordo com o "Nutrition Almanac" (Almanaque da Nutrição). Outros alimentos incluem trigo e farelo de aveia e milheto. Pães com muitos grãos também são ricos em níquel, não só por causa do conteúdo de grãos, mas porque existem também sementes. As sementes, como linhaça e semente de papoula, têm altos índices de níquel.

Alimentos ricos em níquel
A aveia é um grão rico em níquel (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Proteínas

Muitas frutas e vegetais contêm níquel, como banana, cereja, pera, figo, abacaxi, ameixa e framboesa. Na parte dos vegetais, temos couve, alho-poró, ervilha e aspargo. Apesar de as proteínas animais, como de cordeiro e ovos, conterem níquel, os mariscos são especialmente ricos nessa substância, principalmente os mexilhões.

Alimentos ricos em níquel
Evite aspargos se estiver fazendo uma dieta sem níquel (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Outros alimentos

O cacau contém quantidades impressionantes de níquel - até dez miligramas por quilo. Assim, todos os produtos derivados dele, incluindo o chocolate, são considerados ricos em níquel. O chocolate amargo e o cacau em pó contêm mais de 0,5 mg/kg de níquel. Já o chocolate ao leite tem um índice menor, que varia entre 0,1 e 0,5 mg/kg. O chocolate não é o único doce com essa substância. O alcaçuz contém mais de 0,5 mg/kg.

Deve-se evitar chá em dietas sem níquel, pois as plantas do chá costumam conter altos índices da substância, que está presente em folhas secas e chá instantâneo.

Gorduras hidrogenadas também têm uma grande quantidade de níquel, já que é usado com catalisador dele no processo de hidrogenação. Desse modo, muitos alimentos processados devem ser evitados em uma dieta sem níquel.

Alimentos ricos em níquel
O cacau contém altos níveis de níquel (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível