Alimentos com testosterona

Escrito por robert vaux | Traduzido por larissa frança
Alimentos com testosterona
Alguns alimentos contém testosterona (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Muito poucos produtos alimentícios contêm testosterona, que é um hormônio esteroide anabólico produzido pelas glândulas reprodutoras masculinas. Pouco se sabe sobre os efeitos a longo prazo de ingerir esse hormônio de fontes externas. Como um esteroide, ele é considerado uma forma de doping pela maior parte das organizações atléticas. Entretanto, muitos alimentos o contém, o que facilita o aumento natural da testosterona no corpo. Aqueles que procuram esse aumento podem encontrá-lo facilmente (ou, contrariamente, evitá-los caso o objetivo seja diminuir esses níveis).

Efeitos

Os efeitos da testosterona são similares àqueles sentidos por meninos nos sofrimentos da adolescência. Eles podem incluir aumento da libido, engrossamento da voz, crescimentos de cabelo e melhora da massa muscular. As pessoas tomam testosterona artificial como um meio de melhorar a performance sexual ou para aumentar a força e o tamanho corporal para propósitos atléticos. Além disso, a falta desse hormônio pode aumentar o risco da doença de Alzheimer em alguns pacientes.

Considerações

As desvantagens da testosterona são também similares às da adolescência, um aumento pronunciado das espinhas e irritação da pele. Os homens também têm reclamado de aumento no tamanho do peito, e tipos inexplicáveis de aumento de peso. A dificuldade na micção, o amarelamento da pele, gengivas irritadas e flutuações no ímpeto sexual são sintomas comuns, também. A FDA aprovou o uso da testosterona no tratamento de algumas condições, geralmente aquelas nas quais a produção corporal do hormônio é inadequada, tais como hipogonadismo masculino. Mas o uso direto desse hormônio não é recomendado. Não precisa nem dizer que os atletas com quantidades excessivas de testosterona no sistema correm o risco de serem banidos do esporte por doping.

Tipos

A boa notícia é que existem maneiras de aumentar os níveis de testosterona no seu corpo através de meios saudáveis, notavelmente diferentes formas de alimentos. O mineral zinco tem sido mostrado como estimulante na produção da testosterona em pessoas saudáveis, assim como quantidades razoáveis de vitamina A. Consequentemente, você deve procurar por alimentos com muito zinco. Sem surpresa, muitos deles são considerados afrodisíacos e têm sido usados por anos como estimulantes românticos. O chefe entre eles são as ostras cruas, aspargos e brócolis, todos ricos em zinco e usados para melhorar os níveis de testosterona. Outros tipos de vegetais, tais como repolho, feijão e couve-de-bruxelas desempenham a mesma função (apesar de sem a fama sexual).

Tipos

Outros alimentos que aumentam a testosterona são aqueles frequentemente associados com a saúde física. As carnes magras, tais como peixe e aves são ricos em zinco, assim como as carnes de caça e cortes magros de carne vermelha. Os cortes de cordeiro e porco também melhoram os níveis de testosterona, especialmente quando eles não possuem muita gordura. Os laticínios funcionam bem, particularmente o leite, o queijo cottage e o iogurte. Muitos desses alimentos já são associados com uma dieta saudável, o que não deveria deixar difícil mudar para eles se quiser aumentar os níveis de testosterona.

Atenção

Os alimentos que reduzem os níveis de testosterona são aqueles que você geralmente quer evitar de qualquer forma se estiver buscando uma dieta saudável. As comidas gordurosas, fritas ou com alto teor de açúcar ou cafeína super-estimulam as glândulas adrenais, deixando-as incapazes de produzir o hormônio. O álcool e os cigarros também diminuem os níveis de energia e não conduzem à estimulação da testosterona. Um bom médico ou nutricionista pode armar um bom plano pessoal para você comer corretamente e aproveitar tipos de comidas que ajudem os seus níveis de testosterona.

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