Alimentos tóxicos para papagaios

Escrito por lucy mcgregor | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alimentos tóxicos para papagaios
Evitar comidas com pesticidas também pode melhorar a saúde do seu papagaio (2 parrots image by graham tomlin from Fotolia.com)

Às vezes, você pode querer alimentar seu papagaio com algo que você está comendo durante uma refeição. Se isso acontecer, é importante saber o que é seguro para um papagaio comer e o que é venenoso. Algumas plantas ou frutas nunca devem ser oferecidas ao seu animal de estimação. Se seu pássaro ficar doente, geralmente é algo sério e você deve levá-lo imediatamente a um veterinário. Lembre-se de checar com seu veterinário no caso de você estar inseguro sobre o efeito que uma certa substância terá no seu pássaro.

Outras pessoas estão lendo

Alimentos perigosos

Qualquer coisa com alto nível de gordura é impróprio, assim como qualquer coisa com níveis altos de açúcar e sal. Chocolate, por exemplo, é tóxico, assim como o álcool ou cafeína. Geralmente, grãos grandes, como lima ou soja, nunca devem ser oferecidos crus a um papagaio. Depois de serem completamente cozidos, podem ser utilizados tranquilamente. Caril em pó deve ser evitado. Alho é seguro, desde que em pequenas quantidades. Cebolas em grande quantidade são tóxicas, mas em porções pequenas, não há problema. Cogumelos, como são um tipo de fungo, podem causar insuficiência hepática eventualmente. Com relação aos tomates, remova todas as partes verdes da planta em volta antes de alimentar seu pássaro; o caule e as folhas são tóxicas para os papagaios.

Frutas perigosas

Sementes de pêssego ou damasco podem causar uma reação. Isso acontece porque existem pequenas porções de cianeto nas sementes da família rosa, que também consiste de maçãs, cerejas e peras. Qualquer parte do abacate — carne, casca ou sementes — é venenosa e pode causar problemas cardíacos. A ingestão de bagas de visco pode causar diarreia, vômito, dificuldades de respiração, alucinações e morte. Folhas de ruibarbo são tóxicas, mas os caules são seguros.

Plantas perigosas

Mamonas podem causar uma queda na pressão sanguínea e na glicose. Um aumento simultâneo nas enzimas hepáticas, como AST, ALT e LDH, pode causar incômodos no estômago com diarreia, vômito, tremura e colapso súbito com convulsões. Agave em qualquer forma, da seiva às folhas, pode causar queimaduras imediatas na pele e irritação das mucosas orais. Plantas amendoeiras ou sementes, além das amêndoas, podem causar reações alérgicas. Amarílis, também conhecida como beladona, causa dor abdominal, baba, depressão e perda de apetite. Azaleias podem causar insuficiência cardíaca e coma. Evite begônias, dicentra, caládios e lírios de calla. Foi provado que a nepenta causa sonolência, desorientação e comportamento estranho. O bambu sagrado chinês deve ser evitado também. Crisântemos resultam em vômito e diarreia. Narcisos causam doenças gastrointestinais graves. Evite esporas-bravas, cana, hera, filodendro, azevinho e hortênsias, jack-no-púlpito e estramônio. A kalanchoe causa anorexia, salivação excessiva, efeitos cardiotóxicos e respiração pesada. A lantana, flor-de-cera, maconha e a glória da manhã são venenosas. Oleandro pode diminuir os batimentos cardíacos. O cacto é perigoso e a poinsétia irrita as paredes do estômago. A árvore-de-borracha produz uma perda de coordenação nos pássaros, assim como a árvore-guarda-chuva. Trevos, ervilha de cheiro, tulipas, chorão, teixo, iúca e as zamioculcas devem ser evitados.

Como saber se seu papagaio está intoxicado

Excrementos amarelos, marrons ou pretos podem indicar hemorragia interna. Se eles estiverem muito moles ou firmes demais, também é um sinal de problemas de saúde. Problemas respiratórios podem ser indicados quando os pássaros sentam com suas penas arrepiadas. A cera do pássaro, logo acima do bico, pode estar vermelha ou ter secreções em volta. Secreções dos olhos ou olhos embaçados podem significar um problema. Se você perceber qualquer um desses sinais, leve seu pássaro a um veterinário imediatamente. Outros sinais incluem perda de peso, mudanças na voz do papagaio, respiração com a boca aberta e sacudir a cauda.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível