Como fazer o alinhamento das rodas dianteiras

Escrito por jody l. campbell | Traduzido por luana ribeiro
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Como fazer o alinhamento das rodas dianteiras
Oficina mecânica (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O alinhamento das rodas dianteiras ou das quatro rodas é um serviço benéfico para se fazer no veículo durante os intervalos do cronograma de manutenção recomendada. Alinhamentos medem muitos ângulos das rodas do veículo e componentes da suspensão. Seu principal propósito é corrigir o ângulo de impulso do veículo. Alinhamentos são medidos em graus (normalmente por um computador com sensores ligados nas rodas) e existem três fatores denominantes a serem considerados ao realizar um alinhamento das rodas dianteiras; caster (ângulo de direção da roda ligada à suspensão), cambagem (ângulo vertical da roda) e a convergência das rodas (diferença de medidas entre as partes dianteira e traseira da roda). O caster não pode ser ajustado na maioria dos veículos de tração dianteira e, muitas vezes, indica um componente danificado da suspensão.

Nível de dificuldade:
Desafiante

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O que você precisa?

  • Suporte de alinhamento
  • Máquina de alinhamento
  • Barra de trava para o freio
  • Trava de volante
  • Ferramentas de ajuste para alinhamento
  • Veículo
  • Calibrador de pneu e válvula de ar

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Instruções

    H

  1. 1

    Teste o veículo. Um alinhamento deve sempre começar e terminar com o teste do veículo. Desse modo você saberá quais sinais procurar quando realizar o alinhamento. Alguns exemplos de problemas: o volante está fora do centro, o veículo puxa para alguma direção, vibrações quando o carro está andando e outros.

  2. 2

    Digite o ano, marca, modelo e desenho do veículo no computador da máquina de alinhamento para obter as especificações ideais de alinhamento. Elas serão comparadas com as medidas atuais do veículo para compensá-las e corrigi-las.

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    Levante o veículo no suporte de alinhamento a uma altura e um nível confortáveis e trave o suporte. Levante o veículo pelo ajuste central do suporte de alinhamento para suspender as rodas. Examine os pneus procurando por um desgaste irregular. Verifique a extremidade dianteira e o eixo traseiro em busca de peças da suspensão ou direção comprometidas. Se o veículo tem uma junta esférica ruim, fim de tirante, mola espiral quebrada, rolamento de roda solto ou qualquer outro problema com a suspensão ou direção, os componentes devem ser trocados antes do alinhamento ser feito.

  4. 4

    Verifique e ajuste a pressão do pneu de acordo com as especificações do veículo.

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    Retire as calotas se necessário.

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    Instale as cabeças em cada roda. A maioria das máquinas de alinhamento necessita que as cabeças de alinhamento estejam conectadas em todas as 4 rodas, mesmo que não seja feito nenhum ajuste nas rodas traseiras. Muitos veículos de tração dianteira possuem ajustes que podem ser feitos na traseira e, se possível, eles devem ser realizados antes que o alinhamento dianteiro seja feito.

  7. 7

    Realize a compensação de rodas para cada uma delas e para cada cabeça (se necessário). Isso move a roda para os lados e mede seu ângulo de alinhamento.

  8. 8

    Coloque a barra de trava para freio entre o assento frontal e o pedal de freio e então abaixe o veículo pelo ajuste central do suporte de alinhamento para depois sacudir a suspensão. Se necessário, remova as travas da plataforma giratória para as rodas dianteiras antes de abaixar o eixo dianteiro nelas. Sacuda as suspensões dianteira e traseira para firmar os componentes da suspensão.

  9. 9

    Trave e nivele as cabeças de alinhamento.

  10. 10

    Realize o balanço do caster nas rodas dianteiras de acordo com as instruções do computador da máquina de alinhamento. Caster é a medição da rotação da roda uma vez que está ligada à suspensão quando está girando. Por esse motivo, é medido apenas no eixo de direção frontal.

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    Ligue o carro e gire o volante para os lados de modo a firmar os componentes da direção. Endireite o volante e prenda-o com a trava.

  12. 12

    Utilize a máquina de alinhamento para obter dados das especificações atuais do carro. Compare-as com as especificações ideais para determinar o que precisa ser ajustado para corrigir o alinhamento. Como mencionado, se o alinhamento traseiro está ruim e precisa de ajuste, ele deve ser feito em primeiro lugar. A maioria das máquinas de alinhamento com configurações atuais pode mostrar o que pode ou não ser feito para o alinhamento do modelo específico do carro utilizado. Isso vai ajudar na localização e nos ajustes necessários para os componentes.

  13. 13

    Corrija os ajustes de caster e cambagem do alinhamento da roda dianteira primeiramente. Em veículos com ajuste de caster, normalmente eles são incorporados ao ajuste de cambagem. A maioria dos veículos de tração dianteira não oferece esse ajuste, mas ao corrigir a cambagem, o caster pode ser corrigido. Muitas vezes a cambagem é corrigida afrouxando-se o parafuso de cambagem e reposicionando a roda manualmente para depois apertá-lo enquanto a roda é mantida na nova posição. Consulte as instruções da máquina de alinhamento (ou manual de reparo) para o veículo específico a fim de realizar os ajustes de caster e cambagem.

  14. 14

    Ajuste a convergência das rodas depois de realizar os ajustes do caster. A convergência das rodas normalmente é ajustada soltando a porca de aperto da extremidade exterior do tirante e girando o seu braço interior. Assim que a convergência das rodas estiver ajustada de acordo com as especificações, você deve segurar a extremidade interior do tirante enquanto reaperta a porca para que todas as peças continuem no local correto.

  15. 15

    Religue o carro, remova a trava de volante e gire-o para os lados algumas vezes, então centralize e recoloque a trava. Examine novamente as especificações atuais do alinhamento na máquina. Algumas vezes é comum ter que reajustar a convergência das rodas depois de firmar os componentes de direção. Saia do veículo e pise fora do suporte de alinhamento antes de checar as especificações; seu peso no veículo e no suporte pode alterar as especificações.

  16. 16

    Remova as cabeças e abaixe o veículo quando terminar.

  17. 17

    Teste o veículo para garantir que os sintomas anteriores foram corrigidos ou explicados (como vibração por conchas no pneu). Nesse caso, o serviço de alinhamento não vai corrigir o problema imediatamente.

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