×
Loading ...

Como alinhar manualmente uma correia transportadora larga

Atualizado em 17 abril, 2017

A correia transportadora, que geralmente é feita de borracha, plástico ou malha de aço, é um sistema contínuo que gira ao longo de um sistema de polias. As correias largas costumam ser usadas para transportar cargas como bagagens e caixas pesadas e podem ser encontradas em aeroportos, linhas de montagem e fábricas. Para que uma correia transportadora funcione bem e com segurança, ela deve ser ajustada, alinhando-a com o centro do transportador para que continue centralizada mesmo quando estiver vazia ou com carga total.

Instruções

As correias transportadoras são utilizadas em aeroportos, linhas de montagem e fábricas (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Inspecione a estrutura de suporte sobre a qual a correia se apoia e procure por trechos arqueados, com peças faltando e chumbadores frouxos. Danos estruturais interferem no alinhamento adequado da correia. Se a estrutura de suporte estiver danificada, faça os reparos necessários antes de alinhar. A estrutura deve ficar aprumada ou nivelada horizontalmente de uma lateral a outra.

    Loading...
  2. Utilize uma chave de fenda ou chave inglesa para remover os parafusos que mantém a correia no lugar. Retire a correia do suporte e coloque-a reta no chão.

  3. Marque duas linhas paralelas de 3 m de comprimento no piso usando a fita crepe, uma de cada lado da correia. Centralize-a entre as linhas e meça a distância entre a extremidade da correia e a linha em ambos os lados. Meça em intervalos de 5 cm ao longo de todo o comprimento do segmento. Não deve haver mais do que um por cento de diferença entre as seções. Ajuste a curvatura ou a retidão da correia conforme as instruções do fabricante e recoloque-a no transportador.

  4. Ajuste as polias de modo que fiquem alinhadas com a estrutura de suporte. Já que funciona como guia para a correia, se a polia estiver desalinhada, ela vai descentralizá-la.

  5. Meça as seções transversais de cada parte da correia de um canto ao outro com uma fita métrica. As medidas devem ser as mesmas. Ajuste o nível horizontal da estrutura de suporte de modo que as medições dessas seções sejam as mesmas.

  6. Afrouxe os parafusos tensores próximos da polia no final da correia. Puxe o cabo de tração na polia para tirar as folgas. Tensione o cabo até formar um ângulo de 90 graus com a correia transportadora e, em seguida, aperte os parafusos tensores.

Loading...

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Chave inglesa
  • Fita métrica
  • Fita crepe

Referências

Loading ...
Loading ...