Como aliviar a ansiedade de falar em público

Escrito por melody hughes | Traduzido por leticia vitória
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Como aliviar a ansiedade de falar em público
Respire fundo algumas vezes antes de começar seu discurso para acalmar seus nervos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A ansiedade de falar em público é um dos tipos mais comuns de ansiedade. Falantes públicos tipicamente experimentam algum grau de ansiedade antes de falar. Uma ansiedade mais severa pode prejudicar seu funcionamento, o que pode limitar sua habilidade de falar em público quando for necessário fazer apresentações ou discursos. O sintomas dessa ansiedade podem incluir suor excessivo, tremores, falta de ar, batimento acelerado, dor de estômago, tontura, rubor no rosto, tensão muscular e confusão. A ansiedade de falar em público decorre do medo de passar vergonha ou de um medo de ser examinado pelos membros da plateia.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Cartões de fala

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Instruções

  1. 1

    Pratique dar discursos na frente de alguns amigos ou membros da família para construir sua confiança. Participe gradualmente de falas em público. Comece fazendo comentários breves ou apresentações curtas e vá aumentando o tamanho das apresentações quando for se sentindo mais confiante.

  2. 2

    Prepare-se para seus discursos e apresentações minuciosamente. Estar despreparado irá exagerar a ansiedade ainda mais. Use cartões de fala para se manter no caminho. Evite escrever o discurso ou a apresentação palavra por palavra ou em frases inteiras porque isso o deixará tentado a ler seus cartões sem envolver a plateia.

  3. 3

    Explore técnicas de relaxamento que possam lhe ajudar a lidar com qualquer desgaste físico. Algumas dessas técnicas podem incluir imagens, falas positivas para si mesmo e exercícios de relaxamento. Pratique várias técnicas até encontrar uma que funciona melhor para você.

  4. 4

    Foque nas partes boas dos discursos que você der. Evite focar nos erros ou nos aspectos que você acha que foram mal sucedidos. Também, evite focar em sua ansiedade porque isso irá dar mais gás para ela.

  5. 5

    Não presuma automaticamente que você vai errar ou que algo vai dar errado.

Dicas & Advertências

  • Se sua ansiedade antes de falar em público for muito severa e você não conseguir progredir sozinho, consulte um profissional da saúde mental. Talvez você precise de medicação ou terapia para lidar com um transtorno de ansiedade social.
  • Se você nunca tiver feito um curso de falar em público ou de comunicação, matricule-se em um.
  • Não beba muitas bebidas com cafeína antes de dar um discurso ou fazer uma apresentação. Isso pode ocasionar em mais ansiedade.

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