Como aliviar cansaço nas pernas

Escrito por rachel nall | Traduzido por julio vizo
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Como aliviar cansaço nas pernas
Correr pode contribuir para cansaço nas pernas (running image by Byron Moore from Fotolia.com)

Quando você termina uma sessão de exercício ou até mesmo um longo dia de trabalho, pode sentir que suas pernas não podem andar mais alguns passos sem rigidez, dor ou câimbras. O cansaço na perna pode atormentar qualquer pessoa ativa, mas há medidas para minimizá-la antes, durante e após o exercício. A fadiga, por vezes, pode ser um indicador que você não está descansando o suficiente durante o exercício ou está se forçando muito. Converse com seu médico se você estiver preocupado que o seu cansaço na perna possa ser um sinal de uma condição médica subjacente.

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Descanse

O descanso entre as sessões de treinamento e exercícios de repetição é fundamental para prevenir a fadiga muscular na perna. Você pode precisar de mais tempo para descansar quando trabalhar as pernas porque os grupos musculares - quadríceps, glúteos e tendões - são muito maiores que os dos braços e ombros. Harley Pasternak, um preparador físico e colunista da revista "Real Solutions", recomenda esperar dois a três minutos entre os exercícios de perna, como agachamentos, para evitar fadiga na perna. Os músculos da perna podem levar mais tempo para recuperar-se. Você pode ter de esperar um ou dois dias entre as sessões de treinamento. Se ainda sentir dor, espere mais um dia, Pasternak sugere.

Hidrate-se

A hidratação insuficiente pode levar a dores e rigidez muscular. Água e eletrólitos ajudam a manter seus músculos afiados. Sem a hidratação suficiente, você começa a perder desempenho e as pernas tornam-se fatigadas. Se você for uma pessoa ativa, Pasternak recomenda beber pelo menos de 10 a 12 copos de água por dia. A água potável é especialmente importante antes, durante e depois de uma rotina de exercícios, para evitar que seus músculos percam líquidos. Não espere até sentir sede - isto pode ser um sinal que você já perdeu de 3 a 4 por cento da água do seu corpo.

Massagem

A massagem pode aliviar a fadiga das pernas, estimulando o fluxo sanguíneo para a área. A revista "Olá", sugere o uso de óleos essenciais, tais como óleos de salsa, limão ou rosa, para massagear suas pernas. Comece em seus tornozelos fazendo movimentos circulares menores, usando as palmas das mãos. Você não tem que aplicar uma pressão intensa para ser eficaz. Uma leve pressão pode estimular a circulação e aliviar a fadiga, também. Elevar as pernas ajuda a estimular a circulação, se você tiver pouco tempo para uma massagem na perna.

Analgésicos

Medicamentos para alívio da dor, como o paracetamol ou o ibuprofeno, podem ajudar a minimizar a fadiga nas pernas, rigidez e dor, segundo o site "Drugs.com". Você também pode aplicar compressas de gelo cobertas com um pano em todas as áreas em que sente-se especialmente cansado, como na coxa ou nos músculos da panturrilha. O gelo é melhor entre 24 a 72 horas após a sessão de exercícios para minimizar a inflamação. Após 72 horas, aplique calor na área para aliviar a tensão muscular.

Consulte seu médico

Se sua fadiga muscular persistir e você sentir fraqueza muscular súbita ou se os sintomas de fadiga são acompanhados por falta de ar, náuseas, febre ou um torcicolo, consulte seu médico. Você pode precisar ajustar a intensidade de sua próxima sessão de exercício porque a fadiga pode indicar excesso.

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