Mais
×

Como aliviar a constipação em cachorros

Atualizada November 21, 2016

Os sintomas de constipação em cachorros incluem fezes duras e secas, movimentos frequentes para defecar que não eliminam muito e esforço para defecar. Letargia e perda de apetite também podem estar relacionados à constipação. Se o cão não consegue defecar ou se está vomitando durante o período de constipação, é preciso levá-lo ao veterinário, pois o intestino pode estar obstruído por um pedaço de osso, por exemplo, e talvez necessite de intervenção cirúrgica ou atenção especial. Se possível, leve uma amostra das fezes ao veterinário. Por outro lado, se o cachorro estiver saudável, um remédio caseiro pode aliviar o problema.

Instruções

Uma das causas de constipação em cachorros pode ser a infecção de bexiga (dog image by Mat Hayward from Fotolia.com)
  1. Certifique-se de deixar bastante água fresca disponível para o cão a todo o momento. A desidratação pode levar a fezes mais duras que são difíceis para ele eliminar.

  2. Alimente-o com uma ração de qualidade, limite os biscoitos e não dê restos de comida humana. Uma dieta saudável previne a constipação e ajuda a aliviá-la caso ela aconteça. Se preferir alimentá-lo com comida caseira, pesquise para saber se está oferecendo uma quantidade de fibras suficiente.

  3. Adicione duas colheres de cereal rico em fibras à comida do cão diariamente até que a constipação passe.

  4. Caminhe com o cachorro e dê a ele oportunidades para se exercitar. Os exercícios ajudam os movimentos dos intestinos.

  5. Leve o cão para defecar regularmente. Armazenar as fezes no intestino faz com que água demais seja absorvida, deixando-as mais duras. Manter uma rotina certa para isso é o ideal, se possível.

Dicas

  • Adicione remédios de ervas que contenham fibras à comida do cachorro, como Psyllium nigrum husk, aveia ou Aloe ferox, pois podem prevenir a constipação.

Avisos

  • Se o remédio caseiro não fizer efeito para aliviar a constipação do cachorro, leve-o ao veterinário.

Coisas Necessárias

  • Ração comercial de qualidade para cachorros
  • Cereal rico em fibras
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article