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Como aliviar a dor nas costas durante a gravidez

Atualizado em 21 julho, 2017

As mulheres geralmente sentem dor na parte inferior das costas durante a gravidez. Essas dores são causadas pelas mudanças hormonais, o aumento de tamanho do útero e mudança no equilíbrio como resultado do carregamento de peso extra na frente. Existem coisas que podem ser feitas para aliviar essas dores da gravidez e dar mais conforto pra você antes do parto.

Instruções

As dores nas costas são causadas, entre outras coisas, pela mudança do ponto de equilíbrio (Melanie Rogers)
  1. Fique em pé reta. Curvar suas costas coloca mais pressão em sua coluna, o que causa a dor. Conforme a gravidez avança, seu equilíbrio muda e é difícil colocar os ombros para trás e ficar reta, mas você se sentirá melhor se fizer isso.

  2. Alongue seus músculos com uma rotina de exercícios específicos para a gravidez. Nadar é um excelente exercício para fazer enquanto estiver grávida, já que a água é muito benéfica para os músculos. Se uma piscina não estiver disponível, cuidadosa e gentilmente estique seus membros para mover seus músculos. Existem vários DVDs com exercícios para a gravidez que você pode ver, ou pode procurar por aulas de exercícios pré-natal em sua cidade.

  3. Não fique em pé ou sentada por longos períodos. Tente uma variedade de movimentos durante o dia. Se você tiver que ficar em pé por muito tempo, use sapatos baixos e confortáveis. Se tiver que ficar sentada por muitas horas, estique suas pernas e tente andar um pouco, pelo menos uma vez a cada hora.

  4. Visite um massagista que é treinado em massagem pré-natal. Um quiroprático também pode oferecer alívio.

  5. Use um cinto de suporte. Esses cintos ajudam a suportar o crescimento da barriga e ajudam a esticar suas costas. Eles se encaixam por baixo das roupas, então não serão notados pelas outras pessoas.

  6. Durma em um colchão firme. Se seu colchão é macio, adicione uma tábua embaixo dele para dar mais firmeza.

  7. Evite levantar objetos pesados. Se você tem que fazê-lo, incline e levante com seus joelhos. Se você tiver que carregar algo pesado, como sacolas de compras, tente distribuir o peso uniformemente entre ambos os lados.

Dicas

  • Descanse sempre que possível, especialmente depois de ficar em pé por longos períodos.

Aviso

  • Converse sobre a dor nas costas com seu médico, especialmente se envolve dores nos quadris e coxas. Essas dores podem indicar uma ciática.
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