Como aliviar rapidamente dor e rigidez muscular

Escrito por kathleen gasior | Traduzido por pamela oliveira
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Como aliviar rapidamente dor e rigidez muscular
O tipo certo de banho pode aliviar instantaneamente dores musculares (Bath Tub image by Ritu Jethani from Fotolia.com)

Seu corpo pode pagar um preço por exercícios físicos intensos. Você pode se sentir bem depois de sair da academia ou de seu percurso de corrida e, horas ou até um dia depois do exercício, sentir que seus músculos estão doloridos. Esse fenômeno têm um nome -- dor muscular tardia, ou DOMS -- e até os atletas mais preparados podem ser afetados. Você pode se sentir tentado a tomar um ibuprofeno e esperar que passe, mas antes disso, tente essas sugestões simples para aliviar as dores.

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Sal de Epsom

Um banho quente com sal de Epsom pode fazer milagres em músculos tensos, doloridos. Sais de Epsom são cristais de sulfato de magnésio que parecem sal grosso. Eles são fáceis de se encontrar na seção de primeiros socorros de supermercados locais e farmácias. Adicione 200 a 400 gramas desse sal a um banho quente e deixe o local afetado mergulhado por, pelo menos, 30 minutos. Banhos com sais de Epsom podem reduzir inflamações aumentando a circulação nos músculos, e a água quente é bem agradável e o ajuda a relaxar quando está sentindo dor. Se você não tem uma banheira, coloque o sal em uma bacia de água quente, mergulhe um pano na mistura e coloque-o sobre o músculo dolorido.

Gelo

Se o local apresenta inchaço além da dor, o gelo é o modo perfeito de reduzir a inflamação e anestesiar a dor. Você pode usar uma compressa de gelo, cubos de gelo em uma sacola de plástico ou um saco de vegetais congelados em casos extremos. Deite-se, embrulhe a compressa em uma toalha fina e coloque sobre a área afetada. Nunca deixe o gelo por mais de 20 minutos por vez. Você pode também alternar gelo e calor para aumentar o fluxo sanguíneo no músculo, o que aumenta a velocidade de recuperação, mas sempre use o gelo primeiro.

Massagem com géis ou pomadas

Para um alívio rápido sem tomar um banho ou deitar-se você pode aplicar um gel tópico ou uma pomada para dores musculares. Massageie lentamente e profundamente (ou melhor, peça para alguém fazer em você) e deixe secar por um minuto antes de recolocar as roupas. Pomadas ou géis contendo mentol, eucalipto ou arnica podem ser especialmente relaxantes.

Calor

Algumas vezes a ideia de colocar gelo sobre os músculos não é atraente. Se esse é o caso, tente água morna. Um banho quente, um pano molhado morno ou uma chuveirada quente podem gerar um alívio temporário para a dor e a rigidez. Se você puder entre em uma banheira quente ou em uma sauna -- só lembre de tomar bastante água antes, durante e depois para prevenir desidratação.

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