Como aliviar os sintomas da vesícula biliar em casa

Escrito por holly case | Traduzido por claudio silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como aliviar os sintomas da vesícula biliar em casa
Ataques da vesícula biliar podem ser muito dolorosos e talvez precisem de atenção médica (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Você sente uma dor aguda, intensa, logo abaixo das costelas, começa a sentir náuseas e não tem certeza do que causou esses sintomas, mas aparentemente eles começaram logo após o jantar. Embora seja adequado consultar um médico para descartar qualquer coisa mais grave, é possível que esteja tendo um ataque de vesícula biliar. Se esses sintomas acontecem regularmente depois de jantar, as chances são de que sua vesícula biliar esteja tendo problemas. Essa dor pode ocorrer por vários motivos, mas muitas vezes pode-se aliviar e prevenir os sintomas em casa. Veja como descobrir se é possível tratá-los em casa, e quando é preciso ir ao médico.

Outras pessoas estão lendo

Mantenha um diário de alimentação e sintomas

Mantenha um diário alimentar de tudo que come e acompanhe quando sentir os sintomas. A maioria das pessoas que sofrem de problemas de vesícula os têm de forma recorrente e pode ligá-los a certos alimentos. Os alimentos mais propensos a desencadear um ataque de vesícula biliar incluem alimentos picantes e alto teor de gordura, como laticínios, carne vermelha, açúcar e álcool. Tente combinações diferentes de alimentos que causam os problemas. Por exemplo, um hambúrguer normal talvez não cause sintomas, mas um cheeseburger com batatas fritas pode.

Tente previnir

Após manter um diário de sintomas e alimentos desencadeantes, será possível saber quais deles são mais propensos a causar sintomas. Infelizmente, muitos dos piores culpados também podem ser alguns dos seus favoritos. Em um primeiro momento, elimine esses alimentos integralmente. Você descobrirá que pode minimizar os sintomas, reintroduzindo esses alimentos em quantidades menores ou em combinações diferentes. Evite pular refeições, pois isso pode aumentar a probabilidade de sofrer um ataque. Se for é mulher e está tomando contraceptivos orais, pergunte ao seu médico se uma pílula com baixa dosagem de estrogênio seria uma boa opção; altos níveis do hormônio estão ligados a problemas de vesícula.

Escolha as bebidas com cuidado

Beba um copo cheio de água no início de um ataque de vesícula biliar. A água pode quebrar um pouco da bile que leva aos sintomas da condição. Tomar bebidas amargas como o café ou o chá verde também parece ajudar. O suco de pera também tem sido associado com o alívio dos ataques.

Use analgésicos

A dor de um ataque de vesícula biliar pode ser intensa e há pouco que se possa fazer para detê-la, uma vez que já tenha começado. Analgésicos vendidos sem receita, incluindo o paracetamol, o ibuprofeno e a aspirina, podem ajudar a aliviar o desconforto. Além disso, considere o uso tópico de uma bolsa de água quente na pele sobre o quadrante superior direito do abdômen, onde está concentrado o desconforto da vesícula biliar.

Quando ir ao médico

Cuidar-se em casa é a primeira opção mais fácil, mas às vezes a atenção médica é necessária. Sinais de que precisa ver um médico incluem dor que não pode ser aliviada com qualquer das soluções acima, ou dor que é muito mais intensa do que os ataques anteriores. A febre pode ser um sinal de que a remoção da vesícula é necessária. Ir ao médico é a melhor coisa a fazer se estiver enfrentando ataques de vesícula biliar com tanta frequência a ponto de interferir na sua vida, pois a cirurgia para remover sua vesícula biliar pode proporcionar o alívio dos sintomas. Seus sintomas também podem ser um sinal de algum outro problema de saúde não relacionado, que só um médico pode detectar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível