Alívio da dor abdominal aguda após a ingestão de pão

Escrito por sarah brooks | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alívio da dor abdominal aguda após a ingestão de pão
Pães e outros alimentos amiláceos contêm glúten (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Se você acha que comer pão te dá dor de barriga, talvez seja bom conversar com seu médico. Pães e outros alimentos amiláceos contêm glúten, conhecido por causar reações alérgicas em algumas pessoas, uma condição conhecida por doença celíaca. Se você estiver sentido dor abdominal neste exato momento, a melhor coisa a fazer é esperar e observar se ela passa sozinha. Entretanto, se seu médico verificar que você é alérgico ao glúten, você terá que considerar a possibilidade de adotar uma dieta sem esta substância.

Outras pessoas estão lendo

Glúten e doença celíaca

O glúten é encontrado em alimentos como trigo, cevada e centeio. Ele dá ao pão elasticidade, de forma que ao morder um pedaço, você sente aquela textura característica, afirma o site wisegeek. O glúten também retém gases que são liberados durante a fermentação da massa do pão. Por isto, o pão cresce antes de ser assado.

Pessoas alérgicas ao glúten apresentam a doença celíaca, de acordo com o site alternet.org. Esta doença é uma desordem autoimune que torna o corpo incapaz de lidar com o glúten. O resultado é a dor abdominal, que pode ocorrer juntamente com inchaço, excesso de gases, diarreia crônica e até perda de peso. Esta doença afeta um em cada 133 americanos e, em 2003, 15000 novos casos foram diagnosticados.

Alívio da dor abdominal aguda após a ingestão de pão
O glúten é encontrado em alimentos como trigo, cevada e centeio (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Por hora

Não tire conclusões precipitadas. Se sentir dores abdominais ao comer pães e outros alimentos amiláceos, você deve visitar seu médico. A melhor coisa a fazer quando estiver sentido estas dores após a ingestão de pães ou outros produtos à base de grãos, é esperar. Com certeza, você vai sentir algum desconforto, mas ele passará. Neste momento, você pode tomar alguma medicação para o desconforto estomacal como o Pepto-Bismol, encontrado na forma de comprimido ou líquido, e que também pode ser tomado nos casos de náusea ou azia. Leia e siga cuidadosamente as instruções do medicamento. Se você apresentar diarreia, beba muito líquido e se reidrate, evitando a cafeína. Relaxe e respire fundo. Evite atividades físicas.

Alívio da dor abdominal aguda após a ingestão de pão
Você vai sentir algum desconforto, mas ele passará (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Mude sua alimentação

Se você for diagnosticado como sendo alérgico ao glúten, seu médico irá recomendar que você evite completamente alimentos que contenham esta substância. Isto inclui carboidratos amiláceos, assim como alguns molhos para saladas, molho de soja e frios processados. Peça ao seu médico uma lista completa dos alimentos a serem evitados.

Existem alimentos à venda que trazem os dizeres "não contém glúten" nos rótulos. De acordo com o Food and Drug Administration, se o produto apresentar reduzido teor de glúten, isto deve constar no rótulo. Por exemplo, o glúten pode ser retirado da farinha de trigo, de forma que você poderá comer este tipo de produto.

Alívio da dor abdominal aguda após a ingestão de pão
É possível retirar o glúten da farinha de trigo (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível