Saúde

Alívio de dor no menisco

Escrito por lauren wise | Traduzido por josciel sousa
Alívio de dor no menisco

É importante colocar uma compressa de gelo na região do menisco logo após a lesão

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

O menisco é uma cartilagem que fornece amortecimento abaixo da patela. Ele pode ser rompido como resultado de esportes, trabalho ou até mesmo uma infeliz torção de joelho. Com o avançar da idade, o menisco se torna mais fraco. Se você tiver rompido seu menisco e ainda consegue andar, pegue leve por duas a três semanas, cuidando da sua perna. Após esse período, faça alguns exercícios de reabilitação. Se a dor não diminuir, um médico pode lhe ajudar a decidir se você vai precisar de cirurgia.

Outras pessoas estão lendo

Diminua o inchaço

Faça algo para diminuir a dor e o inchaço. Tome um medicamento anti-inflamatório não esteroide como ibuprofeno ou paracetamol. Siga as instruções de uso do fabricante, e administre o remédio o mais rápido possível após você ter lesado o seu menisco. Eleve a perna lesada o máximo que conseguir. Ela deve ficar confortável, porém elevada o suficiente para aliviar a dor. Coloque uma compressa de gelo na região por aproximadamente meia hora; remova a compressa e não a utilize por aproximadamente 45 minutos. É imperativo colocar o gelo logo após a lesão acontecer, se possível, pois isso fará uma grande diferença no inchaço e na dor.

Tenha cuidado com as atividades

Seja cauteloso após lesionar seu menisco. Não faça nenhuma atividade física por pelo menos duas semanas após a lesão. Quando estiver caminhando, certifique-se de não torcê-lo, pois isso pode fazer o pedaço rompido da cartilagem projetar-se para fora e travar seu joelho, recriando novamente uma lesão. Vista uma joelheira resistente quando for caminhar. A joelheira ajuda a estabilizar o joelho e a pressão que ela exerce ajuda a diminuir a dor.

Inicie fisioterapia

Você precisará iniciar uma fisioterapia para fortalecer os músculos e os tendões em volta do menisco para melhorar sua condição. Visite seu médico para que ele lhe indique o tratamento fisioterapêutico adequado. A gravidade da lesão irá determinar o nível de terapia necessário. É importante que você continue os exercícios. Um exercício simples, porém benéfico, consiste em deitar sobre o seu estômago, e cuidadosamente e lentamente levantar e abaixar suas pernas. Após várias semanas fazendo seus exercícios fisioterapêuticos, a dor proveniente da lesão em seu menisco irá retroceder e os músculos em volta dele se fortalecerão.

Hidroterapia

Ajude a aliviar a dor e fortalecer seu joelho fazendo também exercícios de hidroterapia em uma piscina. Isso ajuda a aliviar a pressão sobre seu joelho, enquanto desenvolve força na região através da flutuação na água. Além disso, a água ajuda a aliviar seu joelho. Faça nado de peito ou de cachorrinho na piscina.

Cirurgia

Para lesões severas, você pode ser obrigado a se submeter à cirurgia artroscópica para reparar o menisco rompido. Se não for tratado, as peças soltas de cartilagem irão se separar ainda mais e migrarão em seu corpo.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media